Em vésperas de convenções o cenário de disputa em Israelândia está quase totalmente definido. Tiago Antônio de Souza Santos, que é do PSDB, tem uma aliança com o PSD, que deve indicar Francisco Eider Figueiredo como vice, na chapa. Tiago é jovem empresário e produtor rural e que não tem experiência política. Seu vice, Francisco Eider, é também empresário e líder político que disputou a eleição passada, para prefeito.
O atual chefe do Poder Executivo, Aílton Severino Aguiar, que já é reeleito e que, por isso, é impedido de buscar novo mandato, desde o ano passado canalizou forças para apresentar o seu atual vice-prefeito, Neusmar Pintinho, como pré-candidato. A convenção do PDT, partido de prefeito e vice, deve homologar essa intenção. O experiente vereador Gildásio Lima, que é do PR, e é atual presidente da Câmara, foi convidado para ser o vice na chapa do pedetista.
Em Israelândia, nessa reta final de articulações, os nomes de Antônio Luiz Cristino, o Toin (PPS), Diogo do Jonas (PTB) e Diego Marques, ainda são lembrados como pré-candidatos a prefeito, mas a eles falta um pouco mais de grupo consistente para formatar uma coligação. O que há de mais certo em Israelândia para as eleições de 2 de outubro é o confronto entre Tiago Antônio e Neusmar Pintinho. Alguns outros partidos na cidade vão lançar candidatos a vereadores e tomar, nos próximos dias, decisão por apoio ao Tiago ou ao Pintinho.