Para as eleições de outubro próximo, na cidade de Israelândia, pode haver o confronto entre Neusmar Pintinho (PDT) e Tiago Antônio de Souza Santos (PSDB). Outros nomes nos quais muito se falavam perderam destaque, nos últimos três meses. Os pré-candidatos a prefeito Neusmar e Tiago estão mais presentes nas articulações político-partidárias e juntos à opinião pública.
Neusmar é nome que vem sendo trabalhado, desde alguns meses, pelo prefeito Aílton Severno Aguiar. Os dois eram peemedebistas que agora estão no PDT e que ainda esperam herdar os tradicionais votos da sigla. Alguns partidos da cidade já sinalizam uma possibilidade de apoio a esse pré-candidato. Um deles é o PR. A reportagem ouviu isso de um dos membros do partido: Gildásio Lima, presidente da Câmara Municipal. O PR ganhou recentemente algumas adesões de vereadores.
Pela oposição o destaque é para o nome do pré-candidato a prefeito Tiago Antônio de Souza Dantas, que é do PSDB. Ele é produtor rural na região e empresário do ramo de extração de areia. Como novidade da política, desperta atenção do eleitorado. Está trabalhando para contar com apoios do PMDB, PPS, PSD e PTC. Sobre o jovem candidato tem adversários a afirmar que ele teria inegibilidade em razão de uma condenação. Mas o que a assessoria jurídica do candidato afirmou à esta reportagem é que trata-se de sentença de menor importância (porte ilegal de arma em casa) que implica somente em multa e de serviços comunitários a serem prestados e o delito não consta dentro da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que trata das condições em que se dá a inegibilidade. Se assim é, ele está de posse dos direitos políticos.
O empresário Francisco Eider (PSD), que já foi muito lembrado como pré-candidato a prefeito, agora está mais esquecido. O ex-vereador Firmino Manoel (PSDB), que era seu maior aliado e articulador, fez uma opção de apoio ao pré-candidato Tiago Antônio de Souza Dntas. Com isso, o empresário praticamente sai de cena. E Firmino explica que sua opção foi porque Francisco Eider continua muito ausente e parecendo desinteressado de atuação política no município de Israelândia.
Antônio Luiz Cristino, o Toin, agora no PPS, é também nome lembrado, mas sua inserção na sociedade como alternativa política já foi maior em outra ocasião. Ele diz que foi lançado como pré-candidato a prefeito pelo seu partido, mas vai avaliar eventual participação na hora certa. Outro nome é Diogo Jonas da Silva e Souza, o filho de Divino e Débora, casal de ex-prefeitos. Assumiu o PTB e tem nome lembrado como pré-candidato a prefeito. Mas mora fora. É odontólogo em Goiânia.
Uma força política tradicional em Israelândia é o PMDB que agora está esvaziado de filiados. Saiu muita gente. Walter Damasceno ficou e preside. Inclusive, reorganizou agora o diretório. A sigla não tem pré-candidato a prefeito. Mas a posição em favor de quem a Executiva deste partido tomar, pesa muito no embate eleitoral.