Enquanto em muitos municípios o quadro sucessório para as eleições 2020 é confuso, em Jaupaci já se conhece os nomes dos dois que vão se enfrentar, na disputa pela Prefeitura. Até mesmo os nomes de vices já são conhecidos. Com as novas exigências da lei eleitoral, o cenário em Jaupaci resumiu-se em dois grupos políticos: o grupo do prefeito e os que são adversários.
Cada qual já tem seu nome. Laerte Dourado, que foi eleito pelo PSD e agora está no PP, é prefeito e candidato a reeleição. Vai argumentar ao eleitorado que fez muito e que merece a continuidade, a fim de fazer mais. Ao falar com ele e perguntá-lo sobre suas principais realizações, cita várias, dentre as quais o recapeamento de 30 mil metros de asfalto e que, segundo ele, faz a cidade ter 80% de asfalto novo. Cita duas pistas de caminhada, construção de lar de idosos, uma cobertura de quadra de esportes, academia ao ar livre, a recuperação do aterro sanitário e patrolamento quase total das estradas rurais. Afirma que a cidade tem boa limpeza pública e coloca a saúde pública como seu ponto mais forte.
Ele já não tem mais o apoio do vice com o qual foi eleito, Wagner Oliveira, o Lé. Acertou uma parceria com o sobrinho do ex-prefeito Absalon, Edivaldo Guimarães, também do PP. É nesse cenário que se prepara para pedir votos.
A oposição ao prefeito é de numerosos políticos e mostra união. Acertaram que Jair Pereira da Silva, o Santo do Açougue, será o candidato a prefeito. Do Democratas, Santo do Açougue já teve o nome ungido pelo governador Ronaldo Caiado, com quem se reuniu recentemente. Foi ao governador acompanhado pelos emedebistas de Jaupaci, agremiação partidária tradicional no município e que também acompanha essa coligação, junto com PDT, PSDC e PSC. Apoiadores costumam dizer que Santo do Açougue tem apoio de todos os ex-prefeitos de Jaupaci vivos.
Santo do Açougue já foi cogitado em outras ocasiões para ser um candidato a prefeito de Jaupaci. Desta vez, certamente disputa. É homem de negócios no município e dentre as bandeiras de luta, fala que consegue fazer com que venha um frigorífico ou abatedouro de bovinos para o município.
A família Oliveira, que é importante na história de Jaupaci, vem alinhando ao lado do Santo do Açougue. Mas a condição vice deverá ser entregue para uma mulher: a atual vereadora Maria Madalena de Souza Neto, que foi eleita pelo PSD, mas que agora está também no partido do governador: DEM.
É nesse cenário previamente definido com muita antecedência que o eleitorado de Jaupaci vai comparar os dois perfis e decidir na eleição deste ano, em outubro ou dezembro, conforme for decidido pelo Congresso Nacional.
Laerte afirma que tem feito muito e Santo do Açougue afirma ter como vantagem o apoio do governador Ronaldo Caiado