Estão formados dois blocos de partidos quem em Jaupaci preparam o enfrentamento para as eleições municipais deste ano. Em ambos os lados são muitas as indefinições, principalmente no bloco que é de oposição, onde pouca coisa está clara.
O prefeito da cidade, Absalon Batista Guimarães (PMDB), que mantém a intenção de não se candidatar à reeleição, liberou aos companheiros o direito de articulação. E com isso dois do seu partido se destacaram em projeção junto povo e na conversa com lideranças partidárias. São eles o vereador Geraldo Magela e o ex-vereador Sebastião Cesário (Tiãozinho do Queijo). Um destes deve ser o candidato.
Trata-se de um grupo da situação pois em torno do PMDB juntaram-se PMN, PPS, PSD e Pros. Fala-se que o professor Joelton de Oliveira (Tatau) poderá ser o candidato a vice-prefeito nesse grupo e que com isso junta-se ao grupo também o PDT. Com disposição de articulação está no grupo o vereador e presidente da Câmara, Adriano dos Reis (Dill). Ele veio da oposição (PSDB) e soma importante força no grupo situacionista, como membro do PMN.
Os vários oposicionistas de Jaupaci não quiseram dar declarações ao Oeste Goiano sobre as eleições 2016. Eles alegam que o momento é muito delicado e estão havendo muitas cogitações e conversações, mas que só há, por enquanto, indefinições. Eles trabalham com muitos nomes e em torno dos quais sonham com uma grande união. Jair Pereira, conhecido como Santo do Açougue e que é do PRB, novato na política, tem projeto de se candidatar a prefeito. É lembrado pelos do PSDB como nome que pode estar junto deles. Nada há de definido. As conversas ocorrem todos os dias. Laerte Dourado (PSD), nome que é tido também como prefeituriável, está na lista de aliados do grupo do prefeito, mas é objeto de busca também dos oposicionistas. Nesse grupo são muitos os nomes. Alguns deles são: Marlene Barbosa (ex-primeira dama) e Wagner de Oliveira (produtor rural).
De forma mais independente, desgarrado de grupos, está o nome de Wanderlei de Oliveira (Bula), lembrado como pré-candidato a prefeito. Ele é do PT e diretor da rádio comunitária da cidade. Bula aposta em seus serviços prestados à cidade e na tradição de sua família para angariar outros apoios. Ele é filho do fundador da cidade.