Um a um os candidatos a prefeito de Iporá compareceram diante da família maçônica (irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas) para serem sabatinados quanto aos muitos problemas da cidade de Iporá. Foi a Loja Maçônica Paz e Trabalho que tomou a iniciativa, com a argumentação de que a entidade teria que exercitar a cidadania nesse momento tão importante para o futuro imediato da cidade.
Foi através de reunião virtual na Plataforma Zoom cedida generosamente pela Oaktree English School que estas reuniões ocorreram, sempre nas segundas feiras, a partir de 19:30 horas. Um sorteio anterior definiu a sequência dos candidatos que compareceram na sala virtual. A cada candidato foram feitas 15 perguntas sobre os problemas mais cruciais da cidade, além de indagações que surgiram ao final, enviadas através do chat da plataforma.
Em uma hora e meia cada candidato mostrou a forma como pretende, se eleito, enfrentar os problemas do município. A mediação foi feita pelo irmão Eduardo Carvalho, sendo que as perguntas vieram de demais membros (irmãos ou cunhadas), alguns, inclusive, da loja União de Iporá, co-irmã da Paz e Trabalho na missão de fazer prosperar na cidade a filosofia maçônica. A cunhada Andrea Carvalho, da Oaktree English School, administrou a plataforma, inclusive, em um rigoroso controle do tempo para perguntas e respostas.
Dentre os candidatos vieram comprometimentos para a solução de problemas como: geração de empregos, melhoria da saúde pública, infraestrutura e urbanismo, limpeza pública, produtividade rural, meio ambiente, sobre a falta de vagas nas creches, a questão da transparência em contas públicas, etc… Tudo que os candidatos disseram ficou gravado, conforme consentimento deles próprios.
Ao final desta jornada de semanas, os organizadores manifestaram satisfação com o resultado. A única lamentação foi a não participação do candidato do Democratas, Amarildo Martins Mariano, que antes de tudo concordou com a rodada de sabatinas e, inclusive, enviou assessor no ato de sorteio para as datas de reuniões. Numa primeira oportunidade não pode participar, pois estava de quarentena da Covid-19 e não se sentia bem naquele dia. Sua data foi remarcada, com consentimento dele, que pode agendar o compromisso. No entanto, no dia da reunião avisou que não poderia participar, alegando agenda apertada. Ora, a agenda acertada com a maçonaria era bem anterior aos compromissos dele que vieram depois. Uma pena! Deixou de mostrar suas ideias para um segmento importante da sociedade.
Vale dizer que estas reuniões transpuseram os limites da sala virtual. Teve candidato que transmitiu sua participação para redes sociais, o que potencializou ainda mais o alcance da mensagem política de cada candidato.
A jornada de sabatinas foi orientada pelo Cartório Eleitoral de Iporá, onde o chefe do órgão é também um membro da Maçonaria: Gianricardo Afra Borges. O Cartório orientou para que todos os candidatos fosse tratados em condições de isonomia. E assim foi feito.
As reuniões com os candidatos foram nas seguintes datas:
Segunda-feira, 28 de setembro, 19:30 horas: João Batista da Saneago (MDB/PT)
Segunda-feira, 12 de outubro, 19:30 horas: Manoel Barbosa (PSOL)
Segunda-feira, 19 de outubro, 19:30 horas: Naçoitan Leite (PSDB/PP/PTB)
Segunda-feira, 26 de outubro, 19:30 horas: Danilo Glei (Cidadania/Avante/DC/PC do B)
Segunda-feira, 2 de novembro, 19:30 horas: Léo Contador (Patriotas)