A cidade de Goiás completa amanhã, dia 26 de julho, 290 anos de fundação, mas as comemorações estão acontecendo desde a noite desta segunda-feira, dia 24 de julho. E na manhã desta terça-feira, dia 25 de julho, o prefeito de Iporá Naçoitan Leite participou da solenidade de transferência da capital Goiânia para a antiga Vila Boa (Cidade de Goiás).
Nesta mesma solenidade, o prefeito recebeu a “Comenda do Mérito Anhanguera e Medalha” por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. Naçoitan esteve acompanhado a primeira-dama e secretária de assistência social Hayzza Haytt.
Com a cidade de Goiás completando 290 anos de fundação e para marcar a data, o Governo de Goiás transferiu hoje, simbolicamente, a capital do Estado, de Goiânia para a antiga Vila Boa, como já acontece desde 1983, por meio da Lei nº 9.314. Este ano, a cidade de Goiás tem mais um motivo para comemorar, pois completam 15 anos que a cidade se tornou patrimônio da humanidade, pela Unesco.
Várias autoridades participaram de atividade festiva, entre elas o governador Marconi Perillo, vice José Eliton, deputada estadual Eliane Pinheiro e prefeitos (as) da região oeste do estado. Outras autoridades também foram homenageadas, recebendo a Comenda do Mérito Anhanguera. A transferência simbólica teve tom de despedida. Marconi Perillo se emocionou ao encerrar discurso e disse que seria a última vez dele em atividades como a realizada nesta terça-feira, enquanto governador. “É com um sentimento de nostalgia que eu encerro dizendo que talvez essa data de hoje seja a de todas a mais emocionante porque é a última na condição de governador eu presido esta cerimônia tão bela, tão carregada de emoções, de tradições, de sentimentos, de glórias (…) deixarei de vir aqui enquanto governador do estado, mas estarei aqui enquanto vilaboense”, destacou Marconi Perillo.
Durante o ato de transferência simbólica da capital, também ocorreram diversas homenagens a importantes autoridades que compareceram como os governadores dos estados de Minas Gerais, Roraima, Mato Grosso do Sul, Piauí, Alagoas e Distrito Federal. Estiveram presentes ministros do governo do presidente Michel Temer da área da Saúde e da Cultura. Embaixadores e representantes da sociedade civil também receberam a Comenda do Mérito Anhanguera.