O prefeito peemedebista de Novo Brasil, Sebastião Sabino, prepara-se para ir em busca de sua reeleição, a fim de administrar a cidade por mais quatro anos. Por isso, quando se fala em eleições 2016 em Novo Brasil, seu nome é o que mais flui como pré-candidato. Sabino afirma que sua gestão tem boa aprovação popular. Por isso acredita que, ao se submeter ao seu partido, terá o aval dos companheiros para ir ao embate. Dentro do mesmo grupo, se não for ele o candidato, opções seriam os nomes de Fildelcino Pires (um vereador no quinto mandato), Winter Donizete (secretário de saúde) e Ernane Salles (filho do ex-prefeito Rubens Salles). Os três nomes são citados pelo povo como alternativas de menor peso eleitoral.
O maior líder de oposição em Novo Brasil é o tucano José Fabiano Castro, ex-prefeito de dois mandatos. A reportagem falou com ele. Perguntamos sobre uma eventual candidatura, a fim de voltar ao cargo. Ele afirma que é quase certo de que não vai participar da eleição como candidato pois, segundo ele, atualmente o cartório do qual cuida, exige mais dele do que na época em que era prefeito e por isso vai, certamente, preferir apoiar alguém do seu grupo. E quem iria ao embate para enfrentar o atual prefeito? O PSDB tem o nome do contador Marcos Bento, muito lembrado pelo povo. Outro nome do grupo político é o do empresário Fausto Faria, nome lembrado como pré-candidato a prefeito.
A lista de nomes de pré-candidatos a prefeito é extensa. São vários lembrados. Márcio Antônio, um pequeno produtor rural e que já ocupou cargo de secretário de transportes, também é citado entre os eleitores. Márcio Antônio está filiado no PSD. No PP, o nome do ex-vereador e ex-vice-prefeito Vancélio Ribeiro também já foi lembrado. Como a ex-primeira dama Hellem Mara Gomes (esposa de Fabiano) fez um trabalho social muito atuante, também é lembrada.
O povo de novo Brasil cogita muitas possibilidades. Até o nome do carismático padre Darci, pároco local, é lembrado. Mas ele não é filiado em nenhum partido e nem tem interesse neste assunto. Sua missão é outra.
Com a posse do jovem suplente Rogério Freitas como vereador em substituição a um titular, o Partido dos Trabalhadores acabou ganhando mais destaque no cenário político de Novo Brasil. Em 2012 foram aliados do PMDB. Mas tem quem aposta em alguma possibilidade de voo solo. O vereador petista, em um episódio recente, ganhou repercussão positiva a nível de estado. No trevo de Novo Brasil/Jussara, devido ao matagal do local, o vereador tomou de ferramenta e fez a limpeza. Já aconteceu morte no local por causa da falta de visibilidade do trevo. Alegou a necessidade urgente em razão da inércia do Estado. Ganhou notoriedade com isso. Atualmente, tem quem fala no nome dele como revelação e como alternativa para um projeto maior para a comunidade local. No PT, o nome de Zico Procópio, atual vice-prefeito, também já foi citado. É este o panorama de momento para as eleições municipais em Novo Brasil.