A jovem Idilaine Moreira Martins, do PSD de Iporá, surge como pré-candidata a deputada estadual para as eleições deste ano. Ela é enfermeira. Tem residência em Iporá e em Goiânia, onde exerce a profissão. Não é uma pessoa totalmente novata em atuação política, pois nas eleições de 2020, em Iporá, na condição de presidente do PSD local, articulou a criação da chapa de vereadores do partido e que disputou o pleito, acolhida em uma das coligações em disputa.
Ela é estimulada a ser pré-candidata a deputada pelo senador nascido em Iporá, Vanderlan Cardoso, que é do mesmo partido dela: PSD. Idilaine ainda explica que em uma reunião da entidade dos enfermeiros de Goiás, essa categoria profissional e que é muito numerosa em todo Estado, decidiu que precisava ter uma representação política no parlamento goiano. E nas conversações internas desta categoria profissional o nome da iporaense foi tido como o mais apropriado para o embate eleitoral.
É nessa condição de representante dos profissionais da enfermagem que ela surge como pré-candidata e ainda a representar Iporá, cidade que para este ano, pelo menos até agora, não tem quantitativo significativo de nomes com domicílio eleitoral na cidade. Além de Idilaine, apenas o odontólogo Ramon Ferreira, que trouxe seu domicílio eleitoral de Amorinópolis para Iporá. Outros nomes não surgiram. Existem os nomes da região: Major Eldecírio, Dr. José Aureliano, Adão Nazir Filho, Coronel Almeida, Tiago Dantas e Divino Maia. Estes foram apontados como pré-candidatos a deputado estadual. São de domicílios eleitorais em cidades da região do Oeste Goiano.
Mais sobre a pré-candidata Idilaine
A pré-candidata filha de Iporá descende das famílias Moreira e Brandão. É casada e atua na saúde de forma muito intensa, inclusive nos encaminhamentos médicos de iporaenses que recorrem a atendimento na capital. Faz acompanhamento de usuários do SUS. Atuou muito durante a pandemia no combate ao vírus da Covid-19. Ainda por Iporá, tem dado respaldo para a entidade de defesa dos animais, especialmente cães em situação de abandono. Ainda sobre a saúde pública, a pré-candidata tem um foco no Projeto de Lei (PL) 2564, que pretende melhorar carga horária e piso para os profissionais da enfermagem. Nesse sentido, acompanha a tramitação do projeto e cobra resultados para esta categoria profissional da área de enfermagem.
Idilaine aguarda o momento de convenção partidária para submeter seu nome aos critérios que vão definir lista de candidatos.