A redação do Oeste Goiano continua recebendo visitas de pré-candidatos dos mais diferentes partidos. Quem passou por este meio de comunicação na manhã desta segunda-feira, 25, foi Kátia Maria dos Santos, que veio acompanhada pela ex-vereadora Silda Lorena. Ambas são do Partido dos Trabalhadores (PT) e estão nas articulações que preparam a convenção do partido em Goiás, quando se definirá quem, de fato, irá a embates eleitorais.
O PT de Iporá para este ano de 2022 não terá um candidato a deputado estadual que seja da cidade. Há quatro anos teve o vereador de então, Paulo Alves de Oliveira. Neste 2022, sem ter candidato próprio da cidade, a militância petista ficou liberada para, quando for a hora apropriada, pós-convenções, atuar com nomes de fora, conforme a sintonia de ideias de cada militante.
A ex-vereadora Silda Lorena tem afinidade com Kátia Maria. Outros que terão nomes levados ao eleitorado iporaense são os atuais pré-candidatos: Luís César Bueno, Antônio Gomide e Bia Lima, além de outros que podem surgir.
No âmbito de disputa para a Câmara Federal, o PT de Iporá também diversifica preferências: Rubens Otoni, Adriana Accorsi e outros.
Nessa segunda-feira, quando foi a vez de Kátia Maria fazer sua visita a cidade, Silda Lorena a conduziu a segmentos da sociedade e meios de comunicação. Na redação do Oeste Goiano, a pré-candidata falou sobre sua expectativa nestes dias antes da convenção, marcada para 5 de agosto. É a própria Kátia Maria que prepara esta Convenção. Ela é a presidente do partido em Goiás. Na liderança partidária, cuidou da formação completa das chapas que vão à Convenção e organizou o partido em 220 municípios goianos.
Como pré-candidata, afirma que prepara terreno para o embate. Em entrevista ao OG, disse que em hora oportuna, quando começar a campanha, haverá sintonia do PT no interior e na capital, com a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato a presidente da República.
Ela relembra que, quando candidata a governadora de Goiás, há quatro anos atrás, foi a segunda colocada da votação em Iporá, na frente de Daniel Vilela, que em todo estado ficou na segunda posição. Com o nome popularizado em todo estado, prepara uma campanha eleitoral muito abrangente nos municípios, tendo em vista ser muito conhecida, dentro e fora do seu partido.
Ela afirma que está preparando para fazer uma campanha na qual defenderá o fortalecimento das políticas públicas. Uma destas, com a qual muito tem afinidade, é a Agricultura Familiar. Frisa que quer defender um fortalecimento econômico e prática agrícola de forma sustentável, uma vez que não se pode abrir mão de qualidade de vida, que se obtém somente com a defesa do meio ambiente.
Kátia Maria, que é pedagoga, prepara também para defender em campanha eleitoral, a educação. Lamenta fechamento de escolas. Como empresária na área de assessoria para planejamento de municípios, enfoca também fórmulas bem sucedidas de gestões. É com esse conteúdo que irá a campanha, após a Convenção.