De forma inovadora. o Republicanos, partido de atuação em Iporá, fez uma rodada de conversas com os pré-candidatos a prefeito da cidade.
Ao invés de decisão de cúpula, a intenção é que a decisão de escolha por aliança seja feita por todos os pré-candidatos a vereadores da sigla, juntamente com a direção partidária. O partido é presidido pelo ex-vereador Rodrigo Marques e tem Thiago Campos como liderança política, a qual chegou a ser citado como pré-candidato a prefeito, mas afastou manifestando preferir se preparar para uma disputa para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2022.
Sem Thiago Campos como prefeituriável, o partido precisa escolher um rumo, contemplando aliança com pré-candidato a prefeito em Iporá. A partir de 30 de julho, iniciaram-se as conversas com esses pré-candidatos, a fim de sentir a cada um com mais intimidade.
Pela plataforma Zoom, sempre nas quintas feiras a partir de 20 horas, ouviu-se os que pleiteiam a Prefeitura de Iporá. Assim foi com Naçoitan Leite (30/07), Leonardo Contador (06/08), Danilo Gleic (13/08), Paulo Alves (20/08), Amarildo Martins (27/08) e João Batista da Saneago (03/09).
Os mais diversos assuntos vieram a tona nestas reuniões virtuais, quando os pré-candidatos a vereadores do Republicanos, cerca de 20 postulantes, fizeram aos pré-candidatos a prefeito as mais diversas perguntas, expondo problemas da cidade de Iporá e qual plano de ação estes que pretendem sentar na cadeira de prefeito possuem para o município.
Os problemas da saúde pública de Iporá, a falta de geração de empregos, problemas urbanísticos em setores periféricos, além de outros assuntos, tudo isto foi debatido, com pré-candidatos a prefeito expondo como pretendem resolver estes problemas.
Rodrigo Marques, presidente do Republicanos, conta que agora já se sabe mais sobre as ideias dos pré-candidatos e o que resta é tomada de decisão, a qual será feita em reunião a ser realizada em breve, inclusive porque, as convenções precisam ser realizadas até dia 16 de setembro. Ao definir por um prefeituriável, o Republicamos apoia a chapa majoritária e desenvolve seu trabalho de eleger o máximo que puder para as vagas da Câmara Municipal de Iporá.
O partido deverá ir para o embate com chapa completa de candidatos a vereadores. Esses postulantes são, na sua grande maioria membros da Igreja Assembleia de Deus, os quais afirmam primar pelos valores éticos e morais e, de consequência, a decisão de escolha de pré-candidato a prefeito a ser tomada, leva em conta esse perfil.