O jornal Oeste Goiano inicia, a partir de hoje, a apresentar os pré-candidatos a vereador em Iporá nestas eleições de 2020.
Inicialmente, Ronis Silva, que é professora de educação física e empresária na cidade, tendo criado em Iporá a Academia Nado Livre, a primeira no ramo nesta cidade. Ronis é pré-candidata pelo Democratas.
Sobre Ronis
Ronis é de família tradicional de Iporá, filha de José Pedro da Silva (Zezinho Mariano) e de Ana Teixeira (in memorian). É casada com Sílvio Marques Suavinha Júnior. Graduou-se em educação física pela Esefego (hoje, UEG) e é pós graduada pela UFG e PUC de Minas Gerais. É graduada em Serviço Social pela Unopar (Pólo de Iporá).
É professora de natação e hidroginástica em sua própria academia. Começou sua atuação política nas décadas de 80 e 90, quando estudante e com o objetivo de obter mudanças sociais, ambientais, econômicas e políticas.
No ano de 1994, ingressou no serviço público através de concurso, tendo sido professora na Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo (Conjunto Águas Claras), na Escola de Ensino Especial e no Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha, onde desenvolveu o Projeto Sucesso do Aluno.
Ronis foi professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Iporá, no curso de Educação Física, de 1992 a 2002, tendo sido coordenadora do curso e desenvolvido o Projeto Caminhando com a Saúde. Foi também tutora presencial do curso a distância de Educação Física pela UFG.
Foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o qual esteve promovendo eventos sociais e ações junto a entidades filantrópicas de Iporá.
Por meio de sua empresa, a Academia Nado Livre, tem promovido eventos esportivos e recreativos em prol da comunidade iporaense. Em 2008 foi candidata a vereadora, ocasião em que, dentre as mulheres, foi a mais votada.