A Justiça Eleitoral na 53ª. Zona realiza nesta quarta-feira, 21, a preparação das urnas eletrônicas para a votação em 2 de outubro. São mais de 100 urnas a serem utilizadas em Iporá, Amorinópolis e Diorama, cidades da Comarca. As urnas passam por processo de geração de mídias, carga e lacração. Isto está sendo feito no auditório do Tribunal do Juri, no Forum.
O procedimento é realizado em cerimônia pública e pode ser acompanhado por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral. Em Iporá atua no ato o Juiz Eleitoral João Geraldo Machado, chefe do Cartório Eleitoral Gianricardo Afra Borges, Ministério Público (promotor Luís Gustavo Soares Alves) e uma Comissão de Advogados da Subseção da OAB de Iporá. Veio para o procedimento um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e em atuação técnicos de informática da cidade, prestadores de um serviço tercerizado.
Durante uma cerimônia como essa as entidades fiscalizadoras poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. É feita uma verificação por amostragem. Caso não haja fiscalização de entidades, o próprio cartório eleitoral realizará o procedimento em um percentual dos equipamentos e, no mínimo, em uma urna por município.
Feita a carga e lacração as urnas ficam em sala do Cartório Eleitoral, prontas e em aguardo para uso no dia 2 de outubro.