João Batista Peres, o Calistão (PPS), vereador em Caiapônia que foi gravado em um pedido de dinheiro que seria dirigido ao prefeito Caio Lima, renunciou ao seu mandato. Ele protocolou ontem, sexta-feira, 27, a sua carta de renúncia na secretaria da Câmara Municipal de Caiapônia.
Em comunicado ao presidente da Câmara, Jamilton Moraes, Calistão afirmou que a renúncia é motivada para que possa exercer de maneira tranquila a sua ampla defesa, conforme o Art. 5º, LV, da Constituição Federal. Ele enfatiza que ao final será comprovada sua inocência.
Os vereadores de Caiapônia já tinham se reunido e definido que haveria um procedimento em desfavor de Calistão, já que ele quebrou o decoro parlamentar ao ser gravado em pedido de dinheiro para mudar seu voto em uma Comissão Processante. Foi dado a ele um prazo de até a segunda-feira, 30, que renunciasse, sob pena de haver o procedimento de cassação do seu mandato.
Em substituição a Calistão, a mesa diretora da Câmara de Caiapônia dará posse a suplente Alessandra Rodrigues da Silva, que é uma servidora municipal de 43 anos e que, nas eleições de 2016 disputou pelo PR e teve 265 votos.