Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Vereador muda de lado. Segunda eleição é feita. Nova Mesa é eleita

Nazildo, o Bida, agora eleito presidente depois que Joãozinho do Ônibus mudou de lado

Nesta quinta-feira, 15, 16:30 horas, um segundo presidente foi eleito para presidir a Câmara de Ivolândia. Já tinha tido uma eleição, feita a revelia da Mesa Diretora, do lado de fora da Câmara, na quinta-feira da semana passada. Em outra reportagem o Oeste Goiano mostrou o fato anterior. CLIQUE AQUI E VEJA.

Desta vez Nazildo Pereira dos Santos (Bida) foi eleito presidente da Câmara Municipal. O grupo de situação, que até então tinha 4 vereadores passou a ter 5, depois que João Silva da Costa (Joãozinho do Ônibus) mudou de lado. Na primeira eleição da Câmara ele estava na chapa encabeçada por Belchor José Pereira. Agora, fez parte da chapa situacionista como vice-presidente.

Com derrota na eleição, Belchor vai ter que conseguir na Justiça reverter a situação, com a alegação de que a eleição teria que ser naquela data, em 15 de dezembro, dia da última sessão do ano, para quando a presidente da Câmara, vereadora Sonia Pereira tinha marcada a escolha da Mesa Diretora, mas adiou, por ter em mãos duas chapas inscritas e com conflito de interesses, pois dois vereadores estavam inscritos em ambos os lados e a presidente precisava de tempo para esclarecer o posicionamento destes.

O eleito de antes para presidente, Belchor José Pereira tentou na Justiça barrar a segunda eleição, mas lhe foi negado em caráter liminar a suspensão da sessão.

Segundo a presidente Sonia Pereira o Regimento Interno da Câmara de Ivolândia não fala em impedimento para mudar data de eleição e ela se mostra tranquila de que tudo foi feito de acordo com o previsto no regimento.

Foram eleitos: Presidente: Nazildo (Bida); Vice Presidente: Joãozinho do Ônibus; Primeiro Secretário: Sr. Carlinhos; Segunda Secretária: Sônia e Suplente: Sinair.

Até 15 de dezembro a maioria dos vereadores de Ivolândia tinham outra intenção para com a composição da Mesa Diretora da Câmara.

Naquela data, no horário da eleição da Mesa Diretora da Câmara, cinco vereadores que compõem uma chapa a disputar o pleito, encontraram a porta fechada. O Legislativo tinha funcionado só na parte da manhã daquele dia.

Sem o ambiente para sessão, os cinco vereadores que compõem a chapa que pretendiam disputar, orientados por um advogado amigo deles, decidiram documentar em um livro de atas a parte, uma sessão de eleição, feita do lado de fora do prédio da Câmara.

Esse episódio inédito na história de Ivolândia era antecedido por uma disputa para se saber quem iria comandar o Legislativo em 2023. O vereador Belchor José Ferreira vinha pleiteando ser presidente da Câmara Municipal e articulava chapa, enquanto um outro grupo mais ligado à atual Mesa Diretora também pretendia o comando da Casa, tendo a frente o vereador Nazildo Pereira dos Santos.

Em visita à reportagem do Oeste Goiano o vereador e candidato a presidente Belchor José Pereira disse que contava a seu favor, nos últimos dias, com a renúncia de dois vereadores que estavam na chapa adversária e vieram somar a seu grupo. Esses dois vereadores eram Ygor Queiroz Silveira e João Silva da Costa, que entregaram carta de renúncia à Presidência, na pessoa da vereadora Sônia Pereira, encarregada de conduzir o processo de eleição.

A reportagem falou, na ocasião, com Sônia Pereira, que nos disse que conflitou em suas mãos o interesse dos dois vereadores em participar de chapa. Por um lado, tem nomes na chapa encabeçada por Nazildo Pereira dos Santos. E então tinha nomes na chapa encabeçada por Belchor José Pereira. Ela conta que, diante disso, decidira adiar a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ivolândia para o dia 22 de dezembro. Ela sempre afirmou que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ivolândia lhe dá esse direito.

Sobre o Regimento Interno, o vereador Belchor diz o contrário: que a eleição de Mesa Diretora é sempre no dia 15 de dezembro, data da última sessão da Câmara.

O vereador Belchor espera da Justiça uma reversão para o desdobramento do que aconteceu nesta sexta-feira, 22.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

difamacao-de-reporter
MP pede à Justiça punição para repórter por difamação a Dr. Mac
WhatsApp-Image-2024-09-10-at-14.36
Equatorial adverte sobre ilegalidade de propaganda eleitoral em postes
WhatsApp-Image-2024-09-07-at-11.09
Veja quanto um candidato pode gastar na campanha em sua cidade
eleicao-em-ipora
Quase todas candidaturas já passaram pelo primeiro julgamento
WhatsApp-Image-2024-08-30-at-05.49
Em Universidade candidatos a prefeito estiveram em debate
difamacao-de-reporter
MP pede à Justiça punição para repórter por difamação a Dr. Mac
WhatsApp-Image-2024-09-10-at-14.36
Equatorial adverte sobre ilegalidade de propaganda eleitoral em postes
WhatsApp-Image-2024-09-07-at-11.09
Veja quanto um candidato pode gastar na campanha em sua cidade
eleicao-em-ipora
Quase todas candidaturas já passaram pelo primeiro julgamento
WhatsApp-Image-2024-08-30-at-05.49
Em Universidade candidatos a prefeito estiveram em debate