Neste sábado, 30, aconteceu mais uma vez a ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que desenvolve a nível de Brasil a campanha de prevenção ao Câncer de Pele. Iporá foi uma das poucas cidades goianas aonde esse trabalho foi desenvolvido.
Os que suspeitaram que alguma mancha pudesse ser um Câncer de Pele, puderam comparecer na Unidade de Saúde da Vila Itajubá. Foram 153 pessoas submetidas aos exames. Destes, 17 farão biópsia por terem suspeita da doença. Já ficaram agendados pela saúde pública de Iporá os procedimentos para estes pacientes. Um mesmo número de outros 17 pacientes foram classificados como portadores de lesões pré-cancerígenas.
O trabalho da SBD é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI). Atuam os médicos dermatologistas Dr. Bones e Dra. Juliana e ainda os médicos Dra. Luciana Menezes, Dr. Ezio Gomes e Dra. Renata.
O número de atendidos neste ano foi menor. Aline Beatriz, coordenadora do Programa de Saúde da Família, diz que, apesar do decréscimo, a campanha pode ser considerada como muito boa. Ela justifica que esse decréscimo pode ser por dois motivos: primeiro, porque o sábado foi dia muito chuvoso e, segundo, porque a cada ano isso vai diminuindo, já que menos pessoas precisam fazer o exame. No ano passado compareceram 240 pessoas para o exame de pele. Neste ano, 153.