A reportagem do Oeste Goiano acompanhou de perto a equipe de saúde coordenada pelo médico George Moraes em três municípios: Israelândia, Amorinópolis e Jaupaci, onde foi possível ver de perto, a Ação Saúde em Movimento,a qual ofereceu atendimento médico para a população, através do ônibus itinerante, com equipamentos de última geração, onde o médico George Morais, juntamente com sua equipe, realizou um atendimento preventivo e ainda exames com resultados rápidos à população.
Foram realizadas ecografias pélvicas, na tireóide, de próstata, mamária, oftalmológica e endovaginal. As gestantes ganham um CD com a imagem em 4D para levar para casa e assistir com a família a movimentação do bebê.
Os atendimentos ocorreram nesta semana, na quinta, sexta- feira e sábado em pontos de fácil acesso a população.
O ônibus Saúde em Movimento, em Israelândia e Amorinópolis, contou com o apoio das prefeituras e apoio dos prefeitos, secretários de saúde, vereadores e lideranças políticas e, na cidade de Jaupaci, a organização ficou por conta do professor Joelton de Oliveira (Tatau), sua esposa Adel Aparecida e Geraldo Botelho Sobrinho, membro da família.
O ônibus peregrino do médico George Morais e que percorre o Estado de Goiás com ações do Programa Saúde em Movimento vai voltar em julho para atender os municípios de Iporá e Diorama. Os municípios foram atendidos graças ao entrosamento político com a deputada federal Flávia Morais (PDT), esposa do médico George Morais.
O chamado “Ônibus da Saúde” já veio a esses municípios por diversas vezes, onde realizou centenas de exames gratuitos, agradando a população pela qualidade dos serviços prestados. Graças a essa promoção, que resgata compromissos, quase duas mil pessoas foram atendidas e puderam ter acesso a importantes serviços de saúde.
Na cidade de Israelândia o ônibus ficou estacionado em frente a Unidade de Saúde do Centro; em Amorinópolis, na feira coberta e, em Jaupaci, próxima a Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Guarda-Mor, no centro da cidade, locais de fácil acesso a comunidade local. A vinda do ônibus é importante porque possibilita a uma parcela mais carente da população o acesso a exames que, normalmente, não teriam de forma tão rápida e sem pagamentos.
Aglomerações
Desde as primeiras horas da manhã já era possível ver pessoas aglomeradas e em filas, aguardando para serem atendidas. A distribuição das senhas sempre começava por volta das sete horas da manhã e cada senha dava direito a apenas um tipo de exame.
No caso do Ônibus da Saúde, os interessados tiveram que agir como nos PSFs e chegar bem cedo para garantir as senhas. Um procedimento que é padrão e que mantém a democracia no atendimento, mas que, entretanto, exige o auxílio de alguém da família, durante a madrugada, para assegurar lugares de pacientes em estados delicados, como gestantes, idosos e pessoas com saúde mais debilitada.
Exames de forma mais rápida
Quem procurou os serviços do Ônibus da Saúde são na maioria pessoas que estavam aguardando a liberação de exames preventivos pelo SUS e que conseguiram, dessa forma, uma antecipação dos mesmos. Assim, a grande vantagem do ônibus é que a pessoa pode retornar mais rápido a seu médico, particular ou no PSF, com o diagnóstico em mãos. Alguns desses exames exigiriam ao paciente entrar em uma fila do SUS e aguardar até meses para conseguir realizá-los.
Programa Mensageiros da Saúde: entenda um pouco
Tudo começou há muitos anos atrás, mais precisamente no ano de 1993, onde um grupo de pessoas do bem, reuniram se para formar à Associação Mensageiros da Saúde.
Recentemente, através das parcerias com a LBV, LIONS e outras entidades, este trabalho alcançou em vários Estados Brasileiros, o reconhecimento da população e entidades internacionais, como a ONU.
Hoje, com a unidade móvel e equipamentos modernos de última geração, inúmeros procedimentos e exames tem sido realizados.
O Programa deposita fé no futuro, para que possa ampliar e inovar cada vez mais a missão de servir ao próximo com qualidade.