Desde primeiro de outubro há uma programação de um mês inteiro com atividades alusivas à prevenção contra o Câncer de Mama.
A Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI), através de sua presidente Maria da Guarda Ferreira, esteve nos últimos dias contactando segmentos da sociedade iporaense para que participem dos atos previstos.
Nesta quinta-feira, primeiro dia do mês, o pontapé inicial é um pit stop de entrega de panfletos educativos nas proximidades do Lago Pôr-do-Sol.
Dia 02: Missa ao Sagrado Coração de Jesus, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Dia 07: Culto de Louvor, Tarde da Vitória, na Catedral das Assembleias de Deus, às 14 horas.
Dia 09: Abraço Rosa (quando as pessoas devem vestir-se de rosa e comparecer às 17:30 horas, no Lago Pôr-do-Sol)
Dia 13: Forró da Melhor Idade (Projeto Felicidade Não Tem Idade), no salão comunitário da Igreja Católica da Vila Itajubá, às 14 horas.
Dia 29: Grande caminhada saindo da Praça do Trabalhador, às 8 horas da manhã.
Dia 31: Passeio Ciclístico.
A ACCI quer usar este mês de campanha para alertar da melhor forma possível as mulheres sobre a necessidade do toque nas mamas e, enfim, sobre a prevenção e busca da cura em fase inicial da doença. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.