Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Agora está decidido: UPA de Iporá vai fechar na próxima quarta-feira

Sem recursos próprios e com pouca verba vinda do Ministério da Saúde, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), perdeu as esperanças de ter a continuidade no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iporá. Agora a decisão parece ser definitiva. Marcou para a quarta-feira próxima, dia 10 de abril, como o último dia de funcionamento da UPA.

Quem fez o anúncio da decisão foi o secretário municipal de saúde, Denis Baliza, que mostrou o documento do último repasse de Brasília, com valor diminuto para se pagar os profissionais. O repasse mensal prometido ficou em menos de 100 mil reais. Mas não veio em mês nenhum. Levando em conta um atendimento que é regional, numa área de 16 municípios, fica impossível a manutenção da UPA.

A pactuação com municípios também não prosperou a contento. São poucos prefeitos que aparecem com ajudas e em valores aquém do necessário. Denis Baliza deu para a reportagem um exemplo de paciente de Jaupaci que tentou suicídio, e por não se achar local para encaminhamento deste para Goiânia, está por lá, com custo diário para UPA em cerca de 3 mil reais. São vários casos, todos as semanas.

A ameaça em fechar a UPA, unidade inaugurada em julho do ano passado, já perdura alguns meses. Falou-se em fechá-la em 31 de dezembro, mas depois o prefeito decidiu dar um crédito para o Governo Bolsonaro, que durante o mês de janeiro nada acrescentou de especial em recursos. Foi marcado o seu fechamento para 31 de janeiro, mas o prefeito tinha resolvido empenhar na pactuação, para que municípios da região ajudassem na mantenção, o que não aconteceu de forma significativa.

Sem UPA, o serviço de emergência volta para o Hospital Municipal de Iporá, mas o planejamento é atender somente os moradores de Iporá.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas