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Alunos de enfermagem do Senac levam alegria a pacientes em hospitais

Do Senac, de turma do curso de enfermagem, parte uma iniciativa que chega em casas de saúde de Iporá. O alvo são pacientes que desfrutam de agradável visita de alunos.

Acreditando que as atividades lúdicas oferecidas aos internos contribuirão para quebrar a rotina da hospitalização/institucionalização O projeto DOUTORES DA ALEGRIA será realizado nas quintas e sextas feiras nos horários das 16 as 19 horas no cronograma a seguir;

19/08/2015 Pit Stop na Esquina do Lago Por do Sol
20/08/2015 Hospital Evangélico de Iporá
20/08/2015 Hospital São Paulo de Iporá
21/08/2015 Hospital Municipal de Iporá
21/08/2015 Lar Bom Samaritano
28/08/2015 Lar São Vicente de Paula
28/08/2015 Colônia Renascer Seara de Luz
27/08/2015 Casa de Idosos e Deficientes
27/08/2015 Vila Vida e Vila Nova

Parceiros
Mágico- Tayronne Ribeiro
Instrutoras: Iraci Martins e Marilene Batista

 PROJETO DOUTORES DA ALEGRIA IPORÁ-GO

 O projeto Doutores Da Alegria Iporá nasceu no ‘coração’ dos alunos técnicos em enfermagem Senac Cep-Ipora durante as ministrações de aula do componente curricular administração em enfermagem com a instrutora Midiã Quirino Lopes com o objetivo de promover alegria através de atividades lúdicas em internos em hospitais e instituições para idosos(lares)

.Acreditando que a política de humanização é necessário e sobretudo recompensadora, minimizando sofrimento no adoecer ou estar interno em instituição para idosos O projeto propõe visitas ao hospitais e instituição de idosos da cidade de Iporá durante o turno vespertino nos dias 20,21,27,28/8 e 03/09/2015.

O objetivo principal não é simplesmente promover riso. Ele é apenas um instrumento de liberação do espírito das pessoas. Os melhores recursos para saúde são os recursos humanos, inspirados e gerados pela felicidade, pela esperança e otimismo, pela auto-estima e pelo desejo verdadeiro de promover o bem-estar. A alegria nos faz sentir vivos e nos da esperança. O riso é a luz que dispersa a sombra da doença.

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de Promover a experiência da alegria como fator potencializado de relações saudáveis e minimizar o sofrimento frente ao adoecimento/internação junto a crianças, adultos e idosos hospitalizados ou institucionalizados em lares de idosos, acompanhantes e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, na valorização da humanização ao atendimento ao interno, levando a alegria através de músicas, danças, pinturas a todas as pessoas institucionalizadas (Lares de Idosos e Deficientes, Hospitais ) despertando sentimentos de atenção, carinho, afeto, alegria e amor.

No processo de humanização é fundamental inserir a atividade lúdica como uma forma de cuidado, para a minimização da ansiedade, sofrimento e dor decorrente à hospitalização ou institucionalização As atividades lúdicas realizadas nos hospitais ou asilos podem contribuir para o desenvolvimento da assistência embasada nos valores humanos, permitindo que o enfermo/interno expresse seus sentimentos, e manifeste por meio das brincadeiras, os eventos desagradáveis que ocorrem durante a internação. Com a realização das atividades, o interno e consegue minimizar os efeitos negativos e agressivos que a hospitalização pode acarretar (SIMÕES et al., 2010).

Espera-se que a atividade lúdica possibilite ao paciente o alívio das tensões, o relaxamento, possa auxiliar no tratamento/internação e a socializar alegrias e tristezas. Acredita-se que o lúdico poderá surgir como uma ferramenta para humanizar o cuidado devendo ser incorporado aos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde durante a hospitalização/institucionalização.

PÚBLICO ALVO

Crianças, jovens, adultos e idosos que estão em ambiente hospitalar ou em instituições como, lares de idosos e deficientes.

METODOLOGIA

Após apresentação do projeto aos hospitais e instituições de idosos e apoio dos mesmos, as atividades será realizada pelos alunos do curso Técnicos em Enfermagem, Senac 2013/2016 CEP-Iporá, orientados pela instrutora Midiã Quirino Lopes e também teremos a participação de parceiros, as visitas serão realizada nas quintas e sextas-feiras aos hospitais e lares de idosos e deficientes da cidade de Iporá.

Os alunos estarão caracterizados de forma lúdica (rosto pintado de palhaço, jalecos customizados, chapéus de palhaço) e camisetas do projeto, visitando cada interno e despertando alegria através do lúdico com pinturas, danças, humor e entrega de panfletos educacionais e motivacionais, balas, pipocas e balões.

Muitos autores defendem a ideia de que devem ser propiciadas atividades lúdicas aos pacientes hospitalizados apresentando que a recreação pode ter um efeito terapêutico porque auxilia na elaboração de sentimentos e promovem o bem-estar dos pacientes (FAVERO et al., 2007, MOTTA; ENUMO, 2004, OLIVEIRA; FRANCISCHINI, 2003).

A realização dessas atividades no hospital e instituições para idosos também pode ser um meio de socialização e interação entre os enfermos; e isso pode proporcionar uma saída do isolamento que a hospitalização ou institucionalização provoca.

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