O vereador Samuel Queiroz (PP) manifestou na Câmara Municipal de Iporá sobre um grave problema na saúde pública local. É que o Banco de Sangue não está fazendo coleta, o que gera muita preocupação para os pacientes que dependem das doações.
Isso vem ocorrendo nos últimos dias. Cita o vereador que chegou a ter dia em que apareceram dez doadores e não puderam exercer o gesto de solidariedade.
A explicação para isso é que está faltando médico, profissional sem o qual não se faz o procedimento, conforme a legislação exige. O vereador Samuel Queiroz cobrou explicação da secretária municipal de saúde em Iporá, que explicou tratar-se de um sistema terceirizado.
E o Oeste Goiano buscou informação junto a assessoria de imprensa do Idtech, o qual salienta que o problema é temporário e deverá ser resolvido a partir de segunda-feira próxima, dia 27.
Segue nota:
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Iporá, da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, informa que já está sendo realizado um processo seletivo para suprir a vaga de médico clínico geral da unidade de saúde. A legislação sanitária exige a presença de um médico responsável para que haja funcionamento no local. A unidade voltará a atender ao público na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro.
Para o atendimento ao público a UCT de Iporá conta com dois médicos na escala. No entanto, um dos profissionais solicitou desligamento no mês de novembro sem aviso prévio, e o outro médico já estava com férias programadas. Portanto este novo processo seletivo deve suprir as necessidades da UCT de Iporá no atendimento aos doadores de sangue.