Dentro deste cenário de escassez de equipamentos de saúde, quando se corre contra o tempo para combater a pandemia e a indústria nem sempre consegue atender a demanda, o município de Caiapônia tem sido feliz em ser ágil nas ações.
Nesta semana que passou começaram a chegar os aparelhos que vão estar na sala de estabilização e como parte do Centro de Terapia Intensiva (CTI).
O prefeito Argemiro Rodrigues dos Santos Neto e o secretário municipal de saúde estão prevendo uma boa estrutura para atender os pacientes caiaponienses, no entanto, torcendo para que não seja preciso. Mas se necessário, o CTI estará preparado, com equipamentos e profissionais.
Chegaram na semana passada três aparelhos multi-paramétricos, três bombas de infusão e dois desfibriladores.
Monitor multiparamétrico é o principal equipamento utilizado entre os profissionais de saúde para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente. Essas informações são fundamentais para avaliar a resposta ao tratamento e a necessidade de novas intervenções.
Bomba de infusão é um aparelho médico-hospitalar, utilizado para perfundir líquidos tais como fármacos ou nutrientes, com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica.
O desfibrilador serve para identificar arritmias e uma possível parada cardiorrespiratória. A função é identificar o ritmo cardíaco “FV” ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas.
Nos próximos dias deve chegar mais equipamentos.