A reportagem do Oeste Goiano recebeu nesta manhã de segunda-feira, 22, a denúncia de que muitas caixas de remédio estavam jogadas em lixão clandestino de margens de estrada de saída para a zona rural, ao lado do Setor Serrinha, em Iporá. A reportagem contou mais de cem caixas no lixo.
Desde muito tempo, o local é de lixão clandestino, mas a novidade agora era a grande quantidade de caixas de remédio, em montante que chama a atenção de quem passa nas margens daquela estrada de saída para região do alto Tamanduá.
Para confirmar o que se informava, a reportagem foi ao local, confirmando, de fato, a gravidade do fato. É uma montanha de remédio de diversas marcas, com muitas das caixas se desfazendo com chuvas que recebeu nos últimos dias. Olhando mais atentamente os medicamentos, percebem serem muitos destes de amostra grátis.
Ainda atentando na leitura das embalagens percebemos que muitos deles estão ainda dentro da data de validade. Por exemplo, medicamentos que vão vencer ainda em meados deste ano. Quem jogou estas caixas de medicamentos no local é pergunta para a qual não se terá, certamente, resposta. O local é de lixo clandestino onde os anônimos jogam de tudo: móveis, eletrodomésticos, vasilhas, entulhos, etc… O que ficou mais grave agora é que estão jogando fora medicamentos, algo que poderia ser útil para a saúde de tantos. E quem seria? Com certeza a fiscalização não conseguirá descobrir.