Orientações do Cardiologista José Ricardo Ferreira
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil; contudo, a maior parte dos seus fatores de risco são modificáveis, ou seja, são possíveis de reduzir através de mudanças no estilo de vida. Dentre eles, está o tabagismo, diabetes, pressão alta, alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, estresse, depressão e o colesterol alto.
O fator hereditário também é importante. Se você apresenta história na família de doenças cardíacas, pressão alta ou diabetes é importante procurar um médico regularmente para acompanhar sua saúde.
A hipercolesterolemia (ou colesterol alto) é uma doença extremamente perigosa, já que a maioria das pessoas não apresenta sintomas até que apareça um evento mais grave; por isto, ficar atento a sua saúde e frequentar um medico regularmente são as melhores maneiras de prevenir e tratar esta doença. Para reduzir o colesterol, normalmente, o paciente passa por duas etapas: mudanças na alimentação e atividade física regular; o uso de medicamentos muitas vezes é até evitado com esta mudança de estilo de vida.
Dicas para evitar o colesterol alto e proteger a saúde do seu coração:
• Use óleos vegetais na sua cozinha: óleo de canola, soja e azeite de oliva são boas opções. Prefira usá-los em temperatura ambiente como tempero para saladas ou para finalizar uma preparação. Quando submetidos a altas temperaturas perdem grande parte das suas propriedades benéficas.
• Cuidado com as gorduras trans. Nos supermercados, fique atento aos rótulos dos alimentos e fuja daqueles onde há escrito: “gordura vegetal hidrogenada”, “óleo vegetal hidrogenado”, “ gordura/óleo parcialmente hidrogenado” ou “gordura interesterificada” entre os ingredientes. Prefira aqueles com 0% gordura trans!
• Procure consumir produtos com maior teor de fibras como grãos e cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
• Evite o consumo de carnes gordas (picanha, costela), creme de leite, leite integral e queijos amarelos (prato, parmesão), leite de coco, manteiga, azeite de dendê; assim como alimentos feitos a base de massas folhadas, salgadinhos industrializados e frituras pois estes alimentos podem aumentar o colesterol total no sangue.
• Miúdos (fígado, moela, coração), gema do ovo e frutos do mar (mariscos, camarão, ostras, siri) são ricos em colesterol, portanto cuidado com o excesso!
• Escolha carnes magras como frango e peixes. Se for comer carne vermelha, prefira os cortes magros (Patinho, Músculo, Lagarto) e evite os excessos. Procure retirar a gordura aparente das carnes, a pele das aves e o couro dos peixes antes do consumo.