O casal de odontólogos Maurício César Ribeiro e Carla Bittow Mundim Ribeiro, da Clínica de Saúde de Iporá, acabam de voltar dos Estados Unidos, país aonde participaram em Nova York do Freater Dental Meeting, evento entre os dias 26 e 29 de novembro.
No evento realizado no Jacob K. Javits Convention Center os odontólogos de Iporá se surpreenderam com os avanços possíveis para a odontologia no Brasil, principalmente na área de utilização de recursos em 3D (três dimensões).
Segundo Maurício e Carla, o evento mostrou inovações tecnológicas na área odontológica, com apresentação de técnicas novas, as quais foram abordadas nos cursos realizados. Eles afirmam que, apesar do mercado norte-americano ser bastante mercantilista e escancaradamente visar o comércio de produtos e serviços, foi possível constatar a consolidação de uma tendência recente na área Odontológica que é a utilização desses recursos 3D. Na área de próteses, na qual Maurício Ribeiro é especialista, viram inúmeros aparelhos que utilizam laser e computação gráfica para a moldagem de peças coronárias, como as lentes de contato. Esse recurso já é utilizado por Maurício Ribeiro em parceria com um laboratório de prótese de Goiânia. Na área de Carla Mundim, que é a Endodontia, o recurso 3D está no formato das limas rotatórias, que trabalham o canal dentário girando em várias direções; além da apresentação de um novo tipo de cimento obturador (biocerâmico), cujas propriedades biológicas são melhores do que o cimento comum. Na área de Endodontia (Carla Bittow Mundim Ribeiro) a clínica já usa a instrumentação rotatória, mas adquiriu agora na viagem novos cimentos obturadores. Ela já tem utilizado radiografia digital, que foi outra tendência apresentada no evento dos Estados Unidos, o qual leva a uma maior economia de tempo, menos exposição do paciente à radiação e polui menos o meio ambiente, por não ter o chumbo do filme radiográfico, nem o uso do revelador.
O meeting também teve várias videoconferências com apresentações ao vivo, com relação ao uso de técnicas e equipamentos! Segundo Maurício e Carla, a participação nesse tipo de evento que para eles parecia tão grandioso, mostrou que a odontologia em Iporá tem acompanhado a evolução da odontologia internacional. Verificaram que a dental da CSI (que funciona dentro da clínica) também tem trabalhado com produtos de primeira qualidade, que não ficam para trás com relação às marcas comercializadas nos Estados Unidos. Os dois odontólogos estão conseguindo importar um aparelho para limpeza de implantes dentários e próteses com preço competitivo (Waterpik). Eles acreditam que é importante estar sempre reciclando conhecimentos e adequando-os à rotina da Clínica da Saúde de Iporá!