Mais uma escalada de aumento no número de casos ativos de Covid-19 em Iporá. Em boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Iporá, a cada 24 horas, os números vão só aumentando. De quinta para esta sexta-feira, 7, o aumento no número de casos foi de 34%.
A semana atual está pagando o preço das festas da semana anterior. Nesta quarta-feira, dias 5, eram 32 casos ativos de Covid-19 em Iporá. Ontem, na quinta-feira, 6, o número era de 73. Hoje, na sexta-feira, o número subiu para 112. Foram dezenas que foram positivados durante a semana.
A escalada de casos tem sido crescente. Nos primeiros dias do ano esse número permaneceu em 15. De repente, o número o vai quase que dobrando a cada dia. Uma informação de bastidor na Secretaria Municipal de Saúde de Iporá é de que esse quadro pode piorar.
São 112 casos ativos. São 117 positivos. Destes, quase todos em atendimento domiciliar. São 111. Só dois hospitalizados. Uma pessoa faleceu de Covid em Iporá na terça-feira, 4.
Em tempo de variante Ômicrom, de mais intensa transmissibilidade, convém estar em alerta sobre uma pandemia que ainda dá sinais de contaminação e, inclusive, com mortalidade.
Em 2020, Iporá perdeu 28 vidas para a pandemia. Em 2021, foram 119. E no 2022, uma pessoa já perdeu a vida por causa do vírus. No total, 148 vidas iporaenses perdidas.
As autoridades de saúde continuam alertando sobre os cuidados básicos de prevenção: isolamento social, uso de máscara em espaços públicos e uso frequente de álcool em gel para higienização.
Abaixo, boletim de 07/01/22