Impulsionados por testes rápidos que foram feitos, em número de 133 nestes últimos dias, os casos de Covid-19 em Iporá assustam, demonstrando uma situação que foge do controle.
A semana teve início com 7 casos apenas. Agora, são 50 casos confirmados, número de até a noite de quarta-feira, 10. Isso significa um aumento de 700% por cento em apenas 3 dias.
A situação assustadora é simultânea aos lances administrativos e jurídicos, quando Prefeitura e Justiça reagem, cada qual em ações diferentes, quanto a proposta de comando da crise na área de saúde.
O que vale agora é o Decreto do Governo de Goiás, que significa fechamento geral do comércio, o que vem depois de uma flexibilização que, na opinião de muitos, ocorreu fora de hora.
A situação em Iporá ainda é pior porque o vírus atinge vários profissionais de saúde, o que os retira da linha de frente de trabalho, para cumprir período de quarentena. No começo da semana eram 6 profissionais da saúde acometidos com o vírus, mas surgiram outros, em número não informado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os testes rápidos que estão sendo feitos dão uma mostra de que o percentual de iporaenses infectados é significativo. Os próximos dias podem ser cruciais, se infectados forem de grupos de risco ou ainda se estes não cumprirem adequadamente o recolhimento social.
Na verdade, foram poucos testes rápidos feitos, mas já mostrando muitos infectados. Em Iporá teve duas mortes por Covid-19. São 4 curados, tem dois hospitalizados e 42 pessoas estão em quarentena, sem contato social e acompanhados pela saúde pública.