Durante 10 dias, as usuárias do Ipasgo em Iporá e região poderão fazer exames de prevenção do câncer de mama e de útero com muito mais facilidade e no próprio município. A partir da próxima terça-feira, 12, a Clínica Móvel da Mulher do Ipasgo estará na cidade atendendo às seguradas do Instituto com consultas, mamografias e ultrassonografias. Nos casos em que houver necessidade, também será colhido material para o exame de Papanicolau.
A Clínica Móvel é uma estrutura montada em uma carreta, com capacidade e agilidade para atender algumas ações de prevenção, no atendimento e atenção à mulher. No espaço, há consultório médico, sala para a coleta de material para exames, um mamógrafo e um ultrassom, além de uma equipe especializada na atenção à mulher. Junto com a equipe, também estará presente um grupo de profissionais ligados ao próprio Ipasgo, para prestar assistência psicológica e encaminhamento à rede credenciada para casos, onde for comprovada doença mais grave.
Iporá é a primeira cidade a receber a Clínica Móvel da Mulher, que integra a política de prevenção à saúde desenhada pelo Instituto e de interiorização do Ipasgo, determinada pelo governador Marconi Perillo. A iniciativa visa levar os exames capazes de detectar os tipos de câncer mais comum em mulheres, principalmente a municípios que não contam com os serviços, evitando assim, que as usuárias tenham que se deslocar até uma localidade que ofereça os procedimentos. “Acreditamos que assim, a prevenção se estende à mulheres que muitas vezes nunca fizeram prevenção, porque não têm condições de ir até outra cidade”, explica a gerente de ação preventiva do Ipasgo, Josi Anny Antunes.
Para ter acesso à mamografia, a mulher precisa apenas ser segurada do Ipasgo e ter mais de 45 anos. No caso de ter histórico de câncer de mama na família, durante a consulta, será avaliada a necessidade do exame. As consultas, mamografias e ultrassonografias serão realizadas na própria Clínica Móvel e não terão incidência de coparticipação. Apenas nos casos em que for coletado material para o exame de Papanicolau, é que as usuárias terão que levá-lo a um laboratório e nesse caso, terão que pagar a coparticipação.
A Clínica Móvel da Mulher fica em Iporá até o dia 22 de maio. Serão oferecidas 225 ultrassonografias e 225 mamografias. Até agora já foram feitas mais de 240 pré-inscrições. As interessadas devem procurar a Regional do Ipasgo em Iporá, localizada na Av Dr Neto s/n, no Centro. O telefone para mais informações é o 64-3674-3992. Caso haja demanda, a Clínica Móvel ficará no município até atender todas as usuárias inscritas.
Evento: Clinica Móvel da Mulher do Ipasgo atende usuários de Iporá e região
Local: Feira Coberta de Iporá – Av Goiás – Centro.
Data: 12 a 22/05
Hora: 08 às 12h/ 14 às 17h
Mais informações na Assessoria de Comunicação: 3238.2447/ 64-92682572 – Bruna Bernardes/ 62-99713960 – Nivia Ramos