Novembro Azul chega com Coleta de sangue que vai visar cadastro para doação de medula. O mês é de uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI) realiza diversas ações no Oeste Goiano há mais de 14 anos e presta ajuda a mais de 300 pacientes com câncer e seus familiares.
Entre as diversas atividades que serão realizadas no mês de novembro, haverá coleta de sangue para cadastro de doação de medula óssea nos dias 07 (todo o dia) e 08 (08h às 11h e 13h às 16h30) na Clínica Amparo Saúde. Também no dia 08 haverá coleta na UEG Iporá a partir das 18h30.
O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação com dados de contato. Também será realizada a coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Este exame de sangue não consiste na doação da medula óssea, apenas no cadastro de possível doador. Os dados e a tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Quando um paciente necessita do transplante de medula óssea, o médico que está assistindo esse paciente solicita o exame de tipagem HLA e inscreve esse paciente no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea). Diariamente esses dois bancos de dados, REDOME (Doadores) e REREME (Receptores), são confrontados na busca de achar algum doador compatível. O processo de busca de doadores compatíveis é realizado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) e somente pode ser acompanhado pelo Instituto junto com o Redome.
Para ser um doador voluntário de medula óssea, a pessoa precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo com aproximadamente 04 milhões de cadastros. Em Goiás, são aproximadamente 180 mil cadastrados.
Toda a população em situação aprovada está convidada a fazer uma simples doação de sangue para fins de cadastro. O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2016 e 2017, dos quais cerca de 180 mil serão de pele não-melanoma. Os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres também serão os mais frequentes.
Serviço:
Coleta de amostras de sangue para o Banco de Medula Óssea
Local: Clínica Amparo (Av. Dr. Neto esquina com Rua Goiânia – Centro)
Informações: 64 3603-1710 (ACCI)
Informações à Imprensa: Impacto Assessoria
Enio Dionatam (Jornalista)
62 9.8405-1590