Graduada em Medicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto- SP (CBM), a médica Dra. Thairis Santana, que fez Residência no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), chama a atenção de pais e responsáveis para a importância em iniciar os cuidados com a visão logo nos primeiros dias e anos de vida da criança.
Segundo a médica, os cuidados devem começar logo após a saída da maternidade, com o teste do olhinho, que avalia toda a estrutura do olho do bebê. “Não deixe de fazer o teste do olhinho, porque por meio dele, conseguimos avaliar a formação do olho, as estruturas que foram desenvolvidas, identificar possíveis problemas e atuar de forma preventiva, com muito mais possibilidade de reestabelecer o desenvolvimento adequado da visão da criança na maior parte dos casos”, alerta.
Após essa primeira avaliação, a profissional aponta uma “janela de desenvolvimento” que também precisa ser observada pelos pais, que se dá desde o nascimento da criança até os 6 anos de idade. “A partir dos 7 anos de idade alguns casos já são irreversíveis. Existem doenças raras na infância, como catarata ou glaucoma, e por isso é preciso avaliar. Se essa avaliação não for feita no momento certo, a criança pode perder parte da visão por a doença já estar em estágio avançado, por isso uma avaliação precoce é extremamente importante”, orienta.
Outro aspecto que deve ser controlado de perto, segundo a oftalmologista, é o uso de telas como celulares, tablets e televisão em crianças pequenas. Dra Thairis mostra que estudos recentes confirmam o aumento de casos de miopia causados por novos hábitos adotados pela população. “Atualmente 30% da população global tem miopia e a estimativa é de que essa porcentagem seja de 50% até 2050 e isso se dá à chegada das telas na nossa rotina. Isso na criança, principalmente a alta miopia, pode causar uma série de problemas, como os óculos mais grossos, ocasionando na perda da auto estima”, aponta. (Fonte: omaispositivo)