Dr Rafael Ferreira Silva, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, está atendendo no Hospital São Paulo, de segunda a sexta. Realiza atendimento em ginecologia geral, cuidados na menopausa, cirurgias ginecológicas, pré-natal de baixo e alto risco, ultrasom (mama, abdominal, obstétrica, obstétrica morfológica e transvaginal) e colposcopia.
Sempre com informativos atualizados para melhor atendê-la e esclarecimentos sobre os mais diversos temas.
Informativo do mês:
Exame preventivo do câncer de colo uterino
O que é?
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.
Obs.: Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais. Por isso e importante se fazer o exame anualmente, assim podemos tratar e evitar possíveis complicações .
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios .
Fonte: Instituto Nacional do Câncer
Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Dr Rafael Ferreira Silva (ginecologista e obstetra)
Atendimento no Hospital São Paulo, com endereço à Av. Dr. Neto 580, centro de Iporá – (64) 3674-1231.