Assim que o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, cogitou fazer campanha por arrecadação de dinheiro para a compra de vacinas anti-Covid, houve empolgação na comunidade em torno dessa meta de imunização em massa.
Naçoitan Leite anunciou suas duas compras de vacinas: uma de 20 mil doses (Sputnik/russa) e uma compra de 10 mil doses (astrazênica/britânica), feita em dois consórcios de grupos de prefeitos.
Na ocasião, alertou sobre a necessidade de mais recursos para imunização de uma população municipal que é de 32 mil habitantes. A partir de então, veio a campanha junto com a comunidade, especialmente entre os do meio rural.
Em um grupo de whatsapp do Sindicato Rural de Iporá, o médico e irmão do prefeito, Adaílto Leite, enfatizou a necessidade da campanha. O leiloeiro rural Nilton Pereira assumiu a organização da campanha de doações.
O resultado até o meio dia desta quinta-feira, 4, era de uma arrecadação de 107 mil reais para a compra de vacinas e mais de 30 animais doados, entre bezerros, bezerras, vacas e touros. Estes animais irão a leilão na próxima quinta-feira, dia 11, para venda e, consequente, reforço para o caixa de compra de vacinas.
A campanha de doações prossegue. A Prefeitura de Iporá criou uma conta especial na Caixa Econômica Federal para essa finalidade: Ag. 1338, c/c 006.00071130-6. É ideal que antes de depositar o doador faça requisição na Prefeitura de uma DUAM (Documento Único de Arrecadação Municipal).
O Governo Federal tem sido resistente em permitir que municípios ou estados façam aquisição em isolado de vacinas. Mas a Justiça e todas as demais forças políticas do país atuam por liberdade para que possam haver estas compras, mas sem que se deixe de efetivar imunização conforme regras do Plano Nacional, levando em conta a vacinação prioritária, primeiramente, para os que mais necessitam, em cada comunidade brasileira.