Depois que o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, afirmou que as internações da saúde pública em Iporá estão lotadas, restou saber como estão as vagas para pacientes de Covid-19 nos três hospitais particulares da cidade.
A reportagem foi em busca desta resposta, junto a direção dos hospitais Evangélico, São Paulo e Cristo Redentor. Destes, só o Hospital Cristo Redentor ainda tem condições de receber pacientes de Covid-19. Tem 8 vagas, sendo que 5 destas estão ocupadas. Sobram 3 disponíveis. O Hospital até tentou mais vagas, mas deparou com uma dificuldade de fazer chegar oxigênio para mais leitos. O Hospital Cristo tem uma ala especial para pacientes de Covid, aos fundos e separada das demais, sem contato com as demais e com profissionais exclusivos para estas vítimas da pandemia. A informação é do médico Rogério Monteiro.
O Hospital Evangélico também não está recebendo pacientes no momento em sua ala para Covid. Está lotado e com dificuldade também para encaminhamento de pacientes por meio de Ipasgo ou Unimed. A informação é do médico Saulo de Tarso Menezes.
Pelo Hospital São Paulo nos informou a enfermeira Naihara Cunha, que é responsável técnica e atua na área de administração, afirmando que todas as vagas deste estabelecimento de saúde para a área de Covid estão preenchidas. Afirma que também lá os pacientes vítimas da pandemia estão em leitos de isolamento, com atendimento especial para estes.
Portanto, a situação em Iporá é difícil, quase chegando a lotação completa. O prefeito Naçoitan Leite afirmou hoje, quarta-feira, 3, que está tendo que tomar a atitude extrema de abertura de leitos para Covid também no Hospital Municipal. Até então esse atendimento é na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Enquanto isso, ultima-se os preparativos para o funcionamento dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na UPA, obtidos junto ao Governo de Goiás (Secretaria Estadual da Saúde) e que serão mantidos com custo tripartite entre Município, Estado e União.