Estoque de sangue registra queda em janeiro com nível crítico em todos os tipos. Hemocentro convoca a população a doar sangue e ajudar a recompor os estoques. Essa situação de escassez é generalizada no estoque. Inclusive, em Iporá, onde o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Em janeiro de 2025, o Hemocentro de Goiás registrou uma redução de 7% no número de bolsas coletadas em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O cenário atual é um déficit significativo de 17% nos estoques de sangue, principalmente para os tipos negativos. Historicamente, o período após as festas de fim de ano exige uma mobilização urgente da população para garantir o atendimento contínuo às demandas de todo o estado.
A situação do estoque compromete a capacidade de atender à população que depende de transfusões e outros procedimentos médicos. Por isso, o Hemocentro convoca a população goiana a se unir a essa causa. Para colaborar, basta procurar o Hemocentro mais próximo ou acompanhar as coletas externas agendadas pelo perfil oficial do Hemocentro no Instagram (@hemocentrogoias), onde é possível verificar os locais e horários das coletas em diversas regiões do estado. Sua doação pode salvar vidas!
Quais as condições básicas para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização.
Pesar no mínimo 50 kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.