Na última quinta-feira (3), a Secretaria de Saúde realizou uma ação do programa PSE – Programa Saúde na Escola, na Escola Estadual Alfredo Nasser, com o objetivo de alertar as crianças e adolescentes sobre alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.
A nutricionista Kellita Geovana falou um pouco sobre como os alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares, sódio e pobres em nutrientes, colaboram com a obesidade e, ainda, sobre as consequências da obesidade infantil, destacando diversos tipos de doenças decorrentes da má alimentação.
A obesidade é um problema grave e que vem crescendo drasticamente, não só no Brasil, mais em muitos países. Em Fazenda Nova, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação através do Programa Saúde na Escola (PSE) vem demonstrando que houve avanços significativos na redução da desnutrição das crianças do município. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em nosso país, cerca de 15% das crianças que têm entre 5 e 9 anos já estão obesas. Os pais precisam também da conscientização da alimentação saudável e participarem desse processo, incentivando aos seus filhos na alimentação, o que começa com os lanches levados de casa para a escola. Muitas crianças e adolescentes comem excesso de alimentos industrializados no cardápio e estão propensos a adoecer por hábitos irregulares repassados pelos próprios pais.
Afinal, bons hábitos alimentares começam na infância!