O atendimento de emergência da área médica em Iporá passa a ser na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada nesta sexta-feira, 20. E será feito em regime de permanente plantão, ou seja, nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana.
A gestão definiu as atribuições de cada unidade, distribuindo as formas de atendimento entre UPA e Hospital Municipal. No Hospital Municipal ficam as consultas que forem encaminhadas pelas unidades de saúde, vindas dos bairros e ficam também os internamentos, além de cirurgias. O sistema de saúde conta também com o laboratório do Hospital Municipal e com o Hemocentro.
A área de saúde tem feito uma orientação ao usuário do serviço público de saúde para que, inicialmente, o morador do bairro recorra a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Nas Unidades de Saúde da Família (USF) o paciente recebe o primeiro atendimento, não só para o enfoque curativo, mas também para ações preventivas.
A Prefeitura de Iporá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agora vai buscar pactuação com municípios vizinhos para que estes possam ajudar financeiramente na manutenção da UPA, a fim de que esta possa servir aqueles que são vindos fora de Iporá. Mesmo antes da UPA, a saúde pública de Iporá já era muito procurada por moradores de municípios circunvizinhos. Os gestores públicos que estiveram na solenidade de inauguração manifestaram interesse em fazer esta pactuação com o Munícipio de Iporá, para extensão dos serviços de saúde. O próprio projeto de criação da UPA em Iporá, ainda na gestão 2009/2012 já previa para esta unidade de saúde um atendimento regional.