O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), motiva as regiões do Estado de Goiás a participar da IV Jornada Científica. Nesta região Oeste de Goiás, órgãos do Governo divulgam que estão abertas inscrições para a 4ª Jornada Científica da SES-GO, com o tema Ciência em tempos de pandemia: o impacto da Covid-19 na ciência e pesquisa no contexto da saúde coletiva. O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em plataforma 100% virtual. Para participar, basta fazer a inscrição na página do evento.
Na pauta das mesas virtuais estão: Desafios da divulgação científica em tempos de pandemia, Panorama da Covid-19 em Goiás e o conhecimento científico: a experiência do COE, Educação em saúde em tempos de pandemia, Pesquisas com foco na saúde coletiva e O legado da pandemia para a pesquisa, a ciência e o SUS.
De acordo com a Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), organizadora do evento, as palestras entre especialistas, gestores do SUS, instituições de ensino, profissionais de saúde e comunidade em geral terão como objetivo promover o diálogo sobre o momento atual e as novas perspectivas da saúde, da pesquisa e da inovação.
“Com a invasão inesperada de um vírus como o Sars-CoV-2, a ciência e a saúde se associaram em busca de uma solução para o maior problema de saúde pública já enfrentado neste século. É neste contexto que a Sesg tem atuado, uma vez que tem a atribuição de formular estratégias de desenvolvimento da pesquisa científica e inovação tecnológica no âmbito da SES-GO”, explica a superintendente Viviane Leonel Cassimiro Meireles.
Pesquisas goianas
A jornada também vai abrir espaço para divulgação de trabalhos científicos de pesquisadores que finalizaram pesquisas em unidades da SES-GO, bem como para aqueles que estão com pesquisas em andamento sobre o tema da Covid-19.
“Atualmente, existem dez pesquisas científicas em andamento relacionadas à doença em sete hospitais da SES-GO. Abrir um espaço para a divulgação destes estudos, por meio da jornada, é uma forma de mostrar aos goianos a aplicabilidade e a importância da ciência no SUS”, explica a Karen Michel Esber, coordenadora de Pesquisa da Sesg e da 4ª Jornada Científica.
As apresentações de trabalhos serão em duas modalidades: oral e e-pôster, concomitantemente, mediante aprovação da comissão científica e comprovação de inscrição no evento. Para submeter o trabalho, o pesquisador deverá produzir um e-pôster com, no mínimo, 500 palavras e, no máximo, 1.000 palavras, em modelo a ser preenchido exclusivamente pelo FormSUS, até o dia 22 de novembro.
Carta de intenções
Mais do que incentivar reflexões sobre ciência e pesquisa no contexto da saúde coletiva, a organização do evento pretende construir uma carta de intenções ao longo de toda a jornada. O documento será escrito a partir dos principais pontos levantados por cada palestrante.
“Este é um dos principais resultados esperados pela comissão organizadora da jornada. A versão final será apresentada aos gestores públicos, que se manifestarão em relação ao texto”, conta a gerente de Pesquisa e Inovação, Fernanda Pimenta Simon Ferreira.
Serviço:
4ª Jornada Científica da SES-GO
Data: 8 a 10 de dezembro
Local/inscrições: clique no link do Sympla AQUI
Inscrições de trabalhos científicos: clique no link para a inscrição AQUI