Nesse dia 06 de junho será comemorado o dia municipal dedicado ao combate ao câncer, as 08 ESFs (Equipes de Saúde da Família) vão realizar durante a semana bate papos nas unidades com a população em geral sobre alguns cuidados para prevenir o CÂNCER. Segue algumas formas de prevenir a doença.
Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
Alimentação saudável protege contra o câncer.
A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.
Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.
Mantenha o peso corporal adequado.
Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer.
Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.
Pratique atividades físicas diariamente.
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.
Amamente.
O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, deve-se complementar a amamentação com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.
Mulheres entre 25 e 64 anos deve fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos, ou melhor, anualmente.
As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 13 anos
A vacinação e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.
Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, ou melhor anualmente, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.
Os principais fatores de risco para o câncer são:
• Tabagismo;
• Hábitos alimentares;
• Obesidade;
• Hábitos sexuais;
• Fatores ocupacionais;
• Consumo de bebidas alcoólicas;
• Exposição solar;
• Radiações;
• Medicamentos;
• Fonte INCA- Instituto Nacional de Câncer.
Fiquem atentos! A Gripe H1N1 é um problema de todos nós, sejamos parceiros no combate a essa doença com os cuidados básicos que podem prevenir como lavar as mãos sempre que for possível, utilizar o álcool gel, evitar aglomeração de pessoas principalmente em lugares fechados e deixar sempre portas e janelas abertas para melhor circulação de ar e principalmente não se automedicar e qualquer sintoma de gripe ou resfriado mais intenso procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para que providências sejam tomadas.