Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Iporá participa de Congresso Nacional de Secretários de Saúde

De 1º a 04 de Junho foi realizado o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e XI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e não Violência em Serra – ES. Este ano o encontro teve como tema: SUS: DESAFIOS DO FINANCIAMENTO; e contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde Daniela Sallun e mais três técnicas da secretaria. Iporá foi agraciada com dois trabalhos / projetos selecionados que estão sendo desenvolvidos pela equipe do NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família.

Com o objetivo de propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS – Sistema Único de Saúde, e assim estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que procuram soluções inovadoras que visem à garantia do direito à saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás – COSEMS/GO, enviou oito experiências exitosas para serem expostas no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, do qual dois foram do Município de Iporá.

Por meio da apresentação de pôsteres e vídeos, os municípios selecionados contam suas histórias na Mostra Brasil Aqui tem SUS. Dois projetos do município de Iporá foram selecionados, ambos desenvolvidos pelo NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Um dos projetos é do Grupo Terapêutico Bem viver, coordenado pelas fisioterapeutas Tatiane Letícia dos Santos Alves e Elis Liandria Ferreira Galvão.

Trata-se uma ação educativa de promoção da saúde que visa fornecer, aos usuários, conhecimentos básicos sobre a postura em atividades de vida diária e ensinar estratégias para a administração e diminuição de dores musculoesqueléticas crônicas. É realizado na Unidade de Saúde Vila Itajubá, com duração de 04 meses cada grupo, sendo duas reuniões semanais. As aulas são direcionadas para um público alvo composto de adultos e idosos que apresentam alguma algia – dor, alteração anatômica ou desconforto nas regiões da coluna vertebral e que possuam liberação médica para realização de exercícios terapêuticos.

Outro Projeto que foi apresentado foi sobre A oficina Vocal, coordenado pela fonoaudióloga Cintia Figueiredo, que é um projeto destinado à população em geral, visando atingir os profissionais que dependem da voz como: locutores, professores, leiloeiros, pastores, cantores e demais. Foi implantado em nosso Município, na Unidade de Saúde da Vila Itajubá, onde os encontros aconteceram semanalmente, no 1º semestre de 2013. O objetivo é promover ações que levem a conscientização de como cuidar da saúde vocal. Nos encontros, foi orientado como ocorre à produção da voz; higiene vocal; sobre medicamentos contra-indiciados; exercícios de respiração costodiafragmática; relaxamento e aquecimento vocal; auto-estima dos participantes e também realizamos a triagem e o encaminhamento de casos com possíveis alterações vocais. Uma voz saudável é sinônimo de equilíbrio, estabilidade, informação e inteligência. É possível evitar a maioria dos problemas relacionados à voz, uma vez que somos nós mesmos que os provocamos, basta ter o conhecimento adequado.

A participação foi muito exitosa, participamos de oficinas, cursos, rodas de bate papo, interagimos e socializamos com outros colegas que também passam pelas mesmas dificuldades do subfinanciamento da área da saúde, servindo de ferramenta o instrumento do conhecimento nos auxiliando a tomar a melhor decisão para a Saúde.

Prefeitura Municipal de Iporá, a Capital do Oeste de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas