De 1º a 04 de Junho foi realizado o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e XI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e não Violência em Serra – ES. Este ano o encontro teve como tema: SUS: DESAFIOS DO FINANCIAMENTO; e contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde Daniela Sallun e mais três técnicas da secretaria. Iporá foi agraciada com dois trabalhos / projetos selecionados que estão sendo desenvolvidos pela equipe do NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família.
Com o objetivo de propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS – Sistema Único de Saúde, e assim estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que procuram soluções inovadoras que visem à garantia do direito à saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás – COSEMS/GO, enviou oito experiências exitosas para serem expostas no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, do qual dois foram do Município de Iporá.
Por meio da apresentação de pôsteres e vídeos, os municípios selecionados contam suas histórias na Mostra Brasil Aqui tem SUS. Dois projetos do município de Iporá foram selecionados, ambos desenvolvidos pelo NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Um dos projetos é do Grupo Terapêutico Bem viver, coordenado pelas fisioterapeutas Tatiane Letícia dos Santos Alves e Elis Liandria Ferreira Galvão.
Trata-se uma ação educativa de promoção da saúde que visa fornecer, aos usuários, conhecimentos básicos sobre a postura em atividades de vida diária e ensinar estratégias para a administração e diminuição de dores musculoesqueléticas crônicas. É realizado na Unidade de Saúde Vila Itajubá, com duração de 04 meses cada grupo, sendo duas reuniões semanais. As aulas são direcionadas para um público alvo composto de adultos e idosos que apresentam alguma algia – dor, alteração anatômica ou desconforto nas regiões da coluna vertebral e que possuam liberação médica para realização de exercícios terapêuticos.
Outro Projeto que foi apresentado foi sobre A oficina Vocal, coordenado pela fonoaudióloga Cintia Figueiredo, que é um projeto destinado à população em geral, visando atingir os profissionais que dependem da voz como: locutores, professores, leiloeiros, pastores, cantores e demais. Foi implantado em nosso Município, na Unidade de Saúde da Vila Itajubá, onde os encontros aconteceram semanalmente, no 1º semestre de 2013. O objetivo é promover ações que levem a conscientização de como cuidar da saúde vocal. Nos encontros, foi orientado como ocorre à produção da voz; higiene vocal; sobre medicamentos contra-indiciados; exercícios de respiração costodiafragmática; relaxamento e aquecimento vocal; auto-estima dos participantes e também realizamos a triagem e o encaminhamento de casos com possíveis alterações vocais. Uma voz saudável é sinônimo de equilíbrio, estabilidade, informação e inteligência. É possível evitar a maioria dos problemas relacionados à voz, uma vez que somos nós mesmos que os provocamos, basta ter o conhecimento adequado.
A participação foi muito exitosa, participamos de oficinas, cursos, rodas de bate papo, interagimos e socializamos com outros colegas que também passam pelas mesmas dificuldades do subfinanciamento da área da saúde, servindo de ferramenta o instrumento do conhecimento nos auxiliando a tomar a melhor decisão para a Saúde.
Prefeitura Municipal de Iporá, a Capital do Oeste de Goiás