Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Médico iporaense Sérgio Barros ministra videoaula

Evento é considerado pelo médico um marco em sua carreira profissional

O médico iporaense Sérgio Barros ministra no próximo dia 27 de maio uma videoaula para profissionais da área de cardiologia sobre os impactos causados pelo trabalho diário do ecocardiografista. O evento será transmitido pelo site da Sociedade Americana de Ecocardiografia (www.asecho.org/), às 18h30 (horário de Brasília).

Sérgio Barros, que compõe a equipe de especialistas em ecocardiografia dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio Libanês e é médico assistente do Instituto do Coração (InCor), avalia a videoaula e a parceria com a entidade americana como um marco em sua vida profissional. “Sem sombra de dúvida é um momento muito especial. Aceitei esse convite com muito carinho e me sinto honrado pela oportunidade de dividir meu conhecimento com profissionais de vários países ao lado de uma entidade tão importante para nossa categoria como é a Sociedade Americana de Ecocardiografia”, afirma.

O médico explica que, assim como muitas outras profissões, o ecocardiografista também apresenta lesão por esforço repetitivo durante a sua árdua carga horária. “Esse esforço afeta nervos, ligamentos, tendões e gera também um impacto físico e mental muito grande no profissional. Nos Estados Unidos, cerca de 80 a 90% dos ecocardiografistas apresentam este tipo de lesão que pode acarretar em gastos de cerca de 20 bilhões de dólares anuais com despesas médicas e reivindicações de compensações, e muitas vezes resulta no fim precoce da carreira do ecocardiografista”, afirma.

Com objetivo de levar mais informação e contribuir para a atualização profissional de colegas de profissão, o médico ministrará ainda nos próximos meses dois novos cursos voltados para a atualização em ecocardiografia no Instituto Cardiopriori, em parceria com o professor Wilson Mathias.

 Planos

Casado com a também cardiologista Lara Barros, Sérgio reside em São Paulo e já estuda convites para retornar a Goiás, para a alegria de seus pais, o oftalmologista Sérgio Gomes e a pecuarista Themis Barros, que moram em Iporá. “Minha família ficaria muito feliz com a vinda do meu filho para mais perto de nós e, além disso, acredito que seria um ganho para a Saúde de nosso Estado e quem sabe de nossa cidade. Temos grandes profissionais em Iporá e o Sérgio acrescentaria ainda mais conhecimento e serviços para nossa população”, avalia a mãe do jovem médico.

O médico destaca o carinho que vem recebendo, por meio de suas redes sociais, dos seus conterrâneos. “Faz toda a diferença em nossa caminhada quando temos pessoas que torcem por nós. Agradeço de coração por todo esse carinho e por poder compartilhar mais esse passo importância da minha carreira” ressalta.

Currículo

Além de compor a equipe de especialistas em ecocardiografia dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio Libanês e Instituto do Coração (InCor), Sérgio Barros é médico Research Collaborator da Mayo Clinic, Rochester, USA, considerado o melhor hospital dos Estados Unidos pelo U.S. News & World Report – organização responsável por rankings na área da educação e saúde nos EUA – e melhor hospital do mundo pela revista Newsweek (edição 2020).

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis e com validação do diploma médico nos EUA pela Educational Commision for Foreign Medical Graduates – ECFMG, Sergio Barros possui Fellowship Clínico em Ecocardiologia pela Mayo Clinic e Research Fellowship em Ecocardiografia também pela Mayo. Ele é Level III in Advanced Echocardiography, com titulação americana em ecocardiografia (FASE). É membro do Mayo Clinic Alumni Association, Sociedade Americana de Cardiologia (ACC), e Sociedade Americana de Ecocardiogragia (ASE).

 No Brasil, Sergio Barros é especialista em cardiologia e eletrofisiologia pela Beneficência Portuguesa e Dante Pazzanese de Cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina de São Paulo, Universidade de São Paulo (USP). É pós-graduado em medicina do Tráfego pela USP e Terapia Intensiva para Adultos pelo Hospital Albert Einstein, titulado pela Sociedade Médica Brasileira em medicina do Tráfego, cardiologia e ecocardiografia.

 Atua ainda como médico pesquisador na área da ecocardiografia e doenças cardiovasculares, é autor de 40 publicações em jornais internacionais de alto impacto científico, como o Jornal da Sociedade Americana de Ecocardiografia, Jornal de Imagem do Colégio Americano de Cardiologia e Jornal Europeu da Imagem do Coração. Também é autor de 2 capítulos de livros e possui inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais, incluindo 4 premiações internacionais, uma delas o de melhor poster pelo American College of Cardiology 2018, 67th Scientific Session.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas