A Regional de Saúde que é sediada em Iporá está mobilizando sua equipe de zoonoses para um risco de contágio de Febre Amarela em municípios da região.
Nos municípios de Novo Brasil e Fazenda Nova foram encontrados macacos mortos, o que significa que pode ser um surto de Febre Amarela, doença que afeta também o ser humano.
Por isso o órgão intensifica ações nestes municípios para imunização da população rural nas proximidades das mortes verificadas.
Ao mesmo tempo, o órgão está alertando a todos os demais municípios para que fiquem atentos com relação a possibilidade do mesmo fato. Célia Barros, Coordenadora Geral da Regional de Saúde, afirma que a população está sendo orientada para que comunique ao órgão, caso verifique a morte de macacos.
Esse pode ser sinal de surto de Febre Amarela. Esse comunicado pode ser feito pelo cidadão à Secretaria de Saúde do Município.
Ela informa que em Novo Brasil foram encontrados um total de 7 macacos mortos, sendo que em um deles foi confirmada a Febre Amarela. Em Fazenda Nova, no dia 15 de setembro, também foi achado o corpo de mais um primata a aproximadamente 30 km acima da última morte.
Célia Barros explica que o vírus da Febre Amarela de tempos em tempos causa vítimas entre os primatas, com intervalo aproximado de 5 a 7 anos. O contágio com o vírus, em sua maioria, é fatal, havendo apenas a vacina como arma contra essa terrível doença.
Nas últimas duas semanas a equipe de zoonoses está na região citada com equipes de imunização. Não é só na região de Iporá que isto vem acontecendo. Célia Barros informa que em outros municípios do interior goiano têm havido morte de macacos, o que denota a incidência da Febre Amarela, o que pode afetar a saúde humana.