Nesta quinta-feira, 19, uma mulher da cidade de Diorama passou a ser caso suspeito de estar infectada com o Covid-19 (Coronavírus).
No entanto, familiares nos afirmaram que ela está se sentindo muito bem. É adulta. Essa mulher chegou a poucos dias de Portugal. Em Diorama apresentou os sintomas da doença e foi atendida na saúde pública local.
Em Iporá foi colhido material dela para exame, que seguiu ainda nesta quinta-feira para Goiânia, onde é possível em laboratório verificar se ela está ou não com o Coronavírus.
Enquanto isso, a mulher está em sua cidade, mas recolhida em quarentena, sem contato com qualquer pessoa. A informação é do secretário de saúde de Iporá, Denis Baliza, que acompanhou o caso, já que ela coletou material para exame em Iporá.
Até agora não foi confirmado nenhum caso na região de Iporá com o vírus que veio da Ásia, mas o momento ainda é delicado, podendo surgir a doença, já que o prazo para manifestação do vírus no corpo da pessoa, após o contágio, é de 14 dias.
Em Iporá, desde ontem de manhã, o comércio foi solicitado para fechamento, estando aberto somente os mercados, mas com restrição de número de pessoas. Outros estabelecimentos de extrema necessidade podem abrir. Mas a grande maioria fechou as portas na manhã de ontem. Trata-se de cumprimento a Decreto do Governo de Goiás.
O Ministério da Saúde está com atenção total nessa pandemia que chegou ao Brasil. Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:
– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
– Evite aglomerações se estiver doente.
– Mantenha os ambientes bem ventilados.
– Não compartilhe objetos pessoais.