Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Órgãos de saúde discutem surto de dengue no município de Iporá

A Prefeitura Municipal de Iporá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião nesta segunda-feira, dia 07 de março, para o enfrentamento das Endemias Dengue, Zika Vírus e Chikungunya para discutir questões relacionadas à prevenção e combate à estas endemias em Iporá e região.

A reunião foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, e estiveram presentes a secretária de saúde dra. Daniela Sallum, os coordenadores de supervisão de endemias, vigilância sanitária, núcleo de vigilância epidemiológica e unidades básicas de saúde, Thayane Soares Sales (secretária ad hoc nomeada), além dos agentes comunitárias de saúde, agentes comunitários de endemias e equipe do NASF, juntamente com a Regional de Saúde Oeste I e Secretaria de Estado de Saúde, e teve como tema principal discutir medidas para combater o Mosquito Aedes Aegypti, no município.

Daniela Sallum, abriu a reunião dando as boas-vindas aos presentes, fazendo uso inaugural da palavra. Expressou sua preocupação em relação as doenças e óbitos ocasionados pelo mosquito Aedes Aegypti no ano de 2017 e as primeiras ocorrências no ano de 2018, tendo em vista os surtos que estão ocorrendo no município e no entorno.

Solicitou a intensificação dos agentes nas notificações e imputação de multas. Pediu também a cooperação de todos para combater o mosquito, sendo realizada em escolas atividades sobre o combate ao mosquito, à conscientização da população sobre a limpeza de seus terrenos, bem como as ruas e avenidas do município, inclusive a participação do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás – na fiscalização de construções no município.

Marcelo Rosa, técnico do Estado de Goiás, falou sobre as estratégias no combate ao mosquito em Iporá. Informou sobre a Lei 13301/2016, referente a adoção de medidas de vigilância em saúde nos casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Além de chamar os agentes a ter nova postura junto à população para retirar o estigma de preguiçoso ou que não trabalha, vez que não é verdade tais rótulos. Sugeriu utilizar Iporá como modelo para fazer o trabalho integrado com os agentes de saúde e endemias juntamente com a vigilância sanitária.

Nesse modelo, primeiramente seria realizar as visitas domiciliares para notificar os riscos e orientar a população sobre a limpeza do lote e as possíveis notificações para aplicação de multas pela vigilância sanitária, preenchendo as fichas de maneira mais completa possível para que a vigilância notifique e/ou aplique multa aos proprietários dos imóveis. Os casos de recusas podem aumentar, devendo mobilizar o Ministério Público para que consigam a determinação judicial para que os agentes adentrem nas casas de quem proibir a entrada nos imóveis.

Foi proposto pela equipe da Regional de Saúde do Estado, que realize visitas com os agentes para orientarem a forma mais completa para as verificações nos imóveis. O objetivo não é lavrar multas em demasiado, mas sim fazer com que as multas mobilizem a população para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti.

Célia Barros, Coordenadora da Regional de Saúde do Estado, abriu sua fala alertando a todos sobre o surto no município, bem como a necessidade de manter nossas casas limpas e conscientizar nossos vizinhos e parentes para cada um fazer a sua parte. Wélcio, explicou sobre a planilha que será entregue ao controle de vetores, com a descrição e número dos focos, com nome completo, logradouro preciso, com quadra, lote, bairro e assinatura de 01 (um) agente de saúde ou endemias na ficha. Informou para chegar às casas de forma precisa e mais rápida para visitar o maior número de casas possíveis.

De acordo com o prefeito, que por motivo de viagem a Goiânia não pode estar presente, as ações são muito importantes e a participação da população no combate ao Aedes é essencial. “De fato a importância da participação da sociedade é imprescindível para que estas ações sejam concretizadas, para que haja a união de todos ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Se não houver a participação da sociedade não terá o combate”, ressaltou Naçoitan Leite.

 

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos Canteiros Centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

 

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas