A prevenção ao Câncer de Mama reúne vários parceiros em torno do OUTUBRO ROSA.
O que acontece em várias partes do Brasil, ecoa também em Iporá, com lançamento da campanha na noite de hoje, terça-feira, primeiro de outubro, às 19 horas, na praça de alimentação (segunda margem) do Lago Pôr-do-Sol.
Várias atividades estão previstas para o mês. O primeiro dia do OUTUBRO ROSA tem ato solene e pronunciamento de autoridades e parceiros. O Lago Pôr-do-Sol ganhou o tom rosa que marca a campanha. Haverá muitas atividades durante o mês em Iporá. Estão envolvidos na campanha: Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Iporá, ACCI (Associação de Combate ao Câncer em Iporá) e Instituto Avon.
A meta de todos é alertar as mulheres sobre os riscos de Câncer de Mama, uma doença terrível, mas que é perfeitamente possível de se prevenir. O câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres e a faixa etária está acima dos 35 anos.
Uma das maiores causas da morte por câncer de mama é a detecção tardia e a metástese (transmissão de células cancerosas para um órgão próximo). Sessenta por cento dos casos são identificados em estágios avançados (tumores com mais de 5 cm de diâmetro). Aí a mastectomia (retirada de um dos seios) é inevitável. Em tumores iniciais (menos de 2 cm) pode ser feita uma cirurgia chamada quadrantectomia sem retirada do seio.