Nesta quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Obras e Ação Urbana iniciou, no entroncamento da Rua Bahia com a avenida Oeste, no Bairro Mato Grosso, a retirada de árvores da espécie “Barriguda ou Paineira”. O motivo da retirada das mesmas foi devido a solicitação de comerciantes que vinham sendo incomodados com seus frutos, os quais, quando secos, liberam a paina, causando transtornos para os comerciantes e clientes que freqüentam aquela localidade. Esta árvore pertence à família das “barrigudas” do nordeste e do “baobá” da África. As paineiras são donas da paisagem no período que vai do mês de maio a agosto, quando forram as ilhas da cidade do branco de suas painas.
A árvore produz um fruto verde que, quando maduro, arrrebenta as sementes envoltas em fibras finas e brancas – a paina. Os periquitos também ajudam a deixar o ar carregado de plumas, enquanto fazem uma festa de grande algazarra. Eles se alimentam das sementes do fruto e as retiram antes de amadurecer, deixando apenas a casca.
Apesar de toda beleza, as paineiras tem causado problemas para os comerciantes da Rua Bahia quanto a ação de sua pluma no sistema respiratório das pessoas tem causado problemas de saúde.