Uma das preocupações da Secretaria de Saúde de Iporá é que nesse período de estiagem as pessoas se acomodam quanto aos cuidados com o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue e agora também da febre chikungunya, chamada em português de febre chicungunha e do ZIKA VÍRUS responsável pelos casos de microcefalia.
A atenção de todos nesse período em que as chuvas diminuem ou para, deve ser a mesma do período chuvoso uma vez que as larvas tem grande resistência e ao primeiro sinal de acúmulo de água poderá se transformar no mosquito e se proliferar.
O pedido é para que mantenham o sentido de alerta e continuem vigilantes lavando todos os recipientes que no período chuvoso pode ter acumulado água, e ainda as calhas ou quaisquer outros lugares que possam servir de criadouro para o mosquito.
Somente com sua colaboração poderemos nos preparar melhor para quando as chuvas vierem, a Prefeitura faz a sua parte e cada cidadão pode e deve fazer a sua.
Junte-se nessa luta e receba bem os agentes de Endemias em sua casa e alerte seu vizinho sobre como proceder, o combate ao mosquito ainda é a melhor forma de prevenção.
Fiquem atentos! A Gripe H1N1 é um problema de todos nós, sejamos parceiros no combate a essa doença com os cuidados básicos que podem prevenir como lavar as mãos sempre que for possível, utilizar o álcool gel, evitar aglomeração de pessoas principalmente em lugares fechados e deixar sempre portas e janelas abertas para melhor circulação de ar e principalmente não se automedicar e qualquer sintoma de gripe ou resfriado mais intenso procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para que providências sejam tomadas.