Dos 16 municípios convidados só vieram 6. Faltaram vários representantes de Conselhos de Saúde de cidades da região. Mas apesar desta fraca representatividade, o conteúdo foi muito bom. Esta é a avaliação de Valdeci Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Iporá e um dos organizadores de um evento que tinha por finalidade capacitar os conselheiros de saúde a exercer bem os seus cargos.
Foram pouco mais de 70 conselheiros que vieram. Estes aprenderam sobre o que é o verdadeiro papel daquele que é membro de um Conselho de Saúde. A Plenária dos Conselhos de Saúde aconteceu em Iporá durante o dia 13 de junho (quinta-feira). Essa foi a etapa regional de um evento que vai acontecer a nível de estado. Da Plenária em Iporá foram escolhidas 3 representantes que vão representar a região na discussão a nível estadual. Foram escolhidas: Camila Cristina Santos Souza, Maria Nascimento e Vilmaci Cardoso de Oliveira.
Estavam presentes na Plenária Adeilton Ferreira (que é vice-prefeito e representava o Executivo), Neyton Pedro (representante do Conselho Estadual de Saúde), Célia Barros (gerente da regional de saúde oeste I), Naçoitan Leite (líder político), Cleudes Alves (vereador e representante do Legislativo), Daniela Sallum (secretária de saúde) e lideranças da comunidade. Valdeci Lima, presidente do Conselho de Saúde de Iporá, coordenou os trabalhos. Uma extensa programação durante todo o dia orientou os conselheiros presentes sobre a atuação destes e sobre o papel do SUS dentro da saúde pública.