Na semana passada o Gestor Municipal Danilo Gleic visitou as instalações da Nefrocenter, a tão esperada clínica de Hemodiálise de Iporá. Nessa visita, quem recebeu o Prefeito foi o senhor Oto Antônio Ribeiro de Carvalho. Ele é pai de Márcio Ribeiro, médico nefrologista e Dra. Lucimar Moraes Ribeiro e sogro do Dr. Wanderlan Ribeiro de Carvalho. Márcio e Lucimar são os proprietários da Clínica, a qual está nos preparativos finais para abrir suas portas em Iporá e assim receber os pacientes que necessitarem desse tipo de tratamento. Esteve também na visita o Prefeito de Diorama, Edison Ferreira da Silva, também grande interessado na abertura da Nefrocenter. Assim como Iporá, ele também enviar os pacientes de hemodiálise de sua cidade para tratamento em Goiânia.
A Clínica já conta com 8 máquinas de última geração e, cada qual, poderá receber um paciente a cada 4 horas. Atenderá em três turnos diários, com total comodidade para o paciente. Outros aparelhos já foram também instalados e outros estão chegando. O tratamento de água já está pronto e a mobília quase completa.
A Clínica conta com três andares e uma estrutura de altíssima qualidade com consultórios médicos e equipada com sala de emergências para pacientes com doenças agudas como Hepatite, AIDS e outras. Tem acesso facilitado para ambulâncias e outros veículos, enfim a Nefrocenter está com a parte estrutural em perfeitas condições que a coloca em igualdade às grandes clínicas do país.
De acordo com Oto Antônio Ribeiro de Carvalho, o momento é de ajustes naquilo que é colocado dentro do prédio. Está previsto para estes próximos dias a chegada do principal equipamento, aquele que, efetivamente, serve para a hemodiálise. O aparelho foi adquirido no Paraná.
Os proprietários, no entanto, estão cautelosos e ainda não arriscam em falar numa data para início do funcionamento da Nefrocenter. Está dependendo apenas da documentação legal que já está sendo providenciada. Eles tranquilizam que muito em breve a clínica de hemodiálise vai funcionar.
A Prefeitura de Iporá cedeu terreno para construção e fez ligação de esgoto que conecta diretamente à central de tratamento. Recentemente, chegou a haver uma notificação extrajudicial da Prefeitura para que a clínica de hemodiálise agilizasse seu funcionamento. Agora será feito o levantamento dos pacientes que irão utilizar a clínica e, tão logo a documentação esteja pronta, começa o funcionamento da mesma e que irá facilitar a vida muito sofrida dos que precisam desse tratamento. A Nefrocenter poderá atender pacientes de toda região e cidades visinhas. Vamos aguardar.