A Prefeitura de Iporá emitiu nota de resposta à afirmação do Prefeito de Jaupaci, Absalon Batista Guimarães, quanto à pactuação dos municípios vizinhos para ajudar custear despesas do Hospital Municipal de Iporá. Não se trata de embate político, mais sim de uma discussão pertinente, principalmente se tratando do fator saúde pública.
A gestão municipal entende a importância de todos os municípios vizinhos no aquecimento da economia iporaense e valoriza muito isso, porém uma coisa não tem nada a ver com outra e com o atendimento aos pacientes vindos dessas localidades sempre são feitos de acordo com as urgências e dentro das disponibilidades existentes.
De acordo com a Dra. Daniela Sallum (Secretária Municipal de Saúde), o que tem que ser feito primeiramente é a humanização do tratamento com esses pacientes que vem das cidades vizinhas, ou seja, dar condições dignas principalmente no transporte dos mesmos, muitos pacientes chegam a Iporá em
transportes que não oferecem as mínimas condições básicas exigidas e pode comprometer ainda mais a saúde dos mesmos. Esse translado deveria ser feito em ambulâncias oferecidas pelos próprios municípios.
Quanto à pactuação para colaborar nas despesas do HM de Iporá esse pode ser um acordo fácil de ser firmado e os municípios poderão dar a contrapartida de acordo com suas condições e essa colaboração seria revertida e melhorias para o atendimento.