A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Coleta e Transfusão Sanguínea de Iporá, está realizando durante toda a semana do dia 25 a 29 de novembro de 2013, uma programação em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 25 de novembro.
A UCT funciona na Avenida São Paulo nº351, Bairro Mato Grosso, próximo ao Hospital e Pronto Socorro Municipal, e estará oferecendo um café da manha reforçado a todos que comparecerem na unidade para compartilhar conosco desta data importante e contribuir com nosso município e região fazendo sua doação de sangue, no período das 7h30min às 13h30hs.
Daniela Sallum, Secretaria de Saúde de Iporá, agradece a todos os seus doadores com um carinho especial, enfatizando a importância da doação de sangue. Com a proximidade dos períodos festivos, a demanda tende a aumentar em nossa região. Apesar de nossos estoques estarem dentro dos padrões, porém com a chegada do final de ano, ele tende a diminuir pela saída dos doadores para as férias e pelo aumento na demanda devido, principalmente, aos acidentes de trânsito.
Ser doador é salvar uma vida, doe sangue, doe vida…, contamos com cada um de vocês doadores, onde somos sabedores que o processo de doação é de fundamental importância para o funcionamento de um unidade de saúde – HOSPITAL, a vocês o nosso muito obrigado, por esse gesto de amor.”
O procedimento é simples, rápido e indolor!
O Dia Nacional do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja solidaria, e voluntaria que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.
Orientações para doadores de sangue Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
O doador deve…
– trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde;
– ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
– pesar mais de 50 Kg;
– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários
– Febre
– Gripe ou resfriado
– Gravidez
– Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
– Uso de alguns medicamentos
– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Cirurgias e prazos de impedimentos
– Extração dentária: 72 horas
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas,
Politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
– Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
– Transfusão de sangue: 1 ano
– Tatuagem: 1 ano
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos – Hepatite após os 10 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV.
I e II e Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária
Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Cuidados pós- doação
* Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
* Aumentar a ingestão de líquidos
* Não fumar por cerca de 2 horas
* Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas
* Manter o curativo no local da punção por meio de quatro horas
* Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaime.