Durante a primeira semana de novembro, aconteceu a SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA, e a melhor forma de combatê-lo foi com a prevenção!
Para reforçar esse assunto tão importante, a Equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Iporá realizou no dia 4 de novembro, durante todo o dia, a tenda de saúde bucal, orientando a população sobre o câncer de boca.
A prevenção que tem a ver com a higiene oral também foi levada em conta. Na ocasião foram entregues folders, kits de higiene oral, transmitidos vídeos educativos e os dentistas realizaram diversas orientações à população.
Sobre o câncer
O câncer bucal é um tipo de tumor maligno mais frequente em homens acima dos 40 anos e afeta os lábios e o interior da boca. Por isso, devem ser observados lábios, interior das bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), e região embaixo da língua.
Segundo o Ministério, os principais sintomas são:
– lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
– manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
– nódulos (caroços) no pescoço;
– rouquidão persistente;
Nos casos mais avançados da doença, observam-se os seguintes sinais:
– dificuldade de mastigação e de engolir.
– dificuldade na fala.
– sensação de que há algo preso na garganta.
Como nos demais tipos de câncer, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. No caso específico do câncer de boca, 80% têm cura se diagnosticados no início e tratados adequadamente. Por isso, caso seja observada qualquer lesão bucal que não cicatrizou num prazo máximo de 15 dias, a orientação é procurar um médico ou dentista para realização de um exame completo da boca. Somente a avaliação de um profissional irá decidir a melhor forma de tratamento para cada caso. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece prevenção e tratamento do câncer de boca em todo o país.